Cultura

Grupo Enigma exibe “Grande questão”

O colectivo de artes Enigma Teatro apresenta amanhã, às 20h00, no palco da Liga Africana, a peça intitulada “Grande Questão”.

Problemas de burlas e drogas levados ao espaço cénico
Fotografia: Eduardo Pedro | Edições Novembro

A peça, encenada pelo dramaturgo e director do grupo, Toni Frampénio, passa em revista e de forma descontraída e humorada, diversos problemas vividos em Luanda, tais como a delinquência, as expropriações, desemprego, burlas e alcoolismo.
Entre seis personagens, constam Povo e Luanda, que são levados às barras do tribunal para justificar as constantes controvérsias entre os dois. Na casa do julgamento, Luanda é questionada sobre como os bens públicos são postos à disposição do povo e como este, por sua vez, os utiliza. No final, o juiz conclui que só é possível haver harmonia entre os dois com amor e aconselha-os a casarem-se para que os problemas sejam resolvidos.
A peça “Grande Questão” é vencedora do Prémio provincial da Associação Angolana de Teatro, realizado em 2009, tendo também ficado em terceiro lugar no Prémio Cidade de Luanda. Com a peça, o grupo foi distinguido com o Melhor Espectáculo, no Festival Internacional de Teatro do Cazenga (FESTECA), em 2008.

Tempo

Multimédia