Grupo Forte Santa Rita homenageado

João Upale | Namibe
8 de Fevereiro, 2016

A vice-governadora provincial do Namibe para a Esfera Política e Social reconheceu o potencial do grupo carnavalesco do Forte Santa Rita, ao afirmar ser um dos maiores que simbolizam o carnaval na província, pela sua capacidade de mobilização, coreografia e música.

O grupo foi distinguido com um certificado de mérito e um cheque avaliado em um milhão e 500 mil kwanzas, no âmbito das homenagens anuais organizadas pelo Ministério da Cultura. Maria dos Anjos Mahove que intervinha na cerimónia de homenagem àquele grupo enalteceu o seu grande contributo ao longo dos anos para a valorização, conservação, promoção e divulgação da cultura da província.
O Forte Santa Rita é o segundo grupo na província do Namibe homenageado pelo Ministério da Cultura pelos feitos alcançados, facto que deixou satisfeita a governante, tendo garantido continuar a apoiar todos os grupos no sentido de proporcionar “bons espectáculos através da música, dança e alegoria”. O presidente do Forte Santa Rita, Brito de Jesus, afirmou que o seu conjunto é um dos maiores de Angola e que pode mesmo competir com os demais de outras províncias como Luanda e Malanje.
A história do grupo carnavalesco do Forte Santa Rita remonta ao século XIX. Com o surgimento do Carnaval da Vitória, em 1978, o Forte Santa Rita sagrou-se primeiro do primeiro Carnaval,  e exibe as danças rebita, semba, cazucuta, assentes na realidade dos Quimbar e dos demais habitantes.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA