Cultura

Grupo Kituxi é homenageado

A edição do mês de Julho do programa Muzongué da Tradição, a realizar-se neste domingo, no Centro Cultural e Recreativo Kilamba, em Luanda, vai prestar uma homenagem a Kituxi e seus acompanhantes, pelo contributo que têm prestado em prol da promoção e divulgação da música folclórica angolana.

Grupo é reconhecido pelo contributo à música folclórica
Fotografia: Edições Novembro

Para a homenagem a uma das principais referências da música tradicional angolana, esta edição do Muzongué da Tradição vai contar com as participações da Banda Movimento no acompanhamento instrumental dos músicos Augusto Chacaia, Mig e Puto Português.
De acordo com o responsável do espaço, Estêvão Costa, que avançou a informação à Angop, trata-se de uma iniciativa que visa trazer a público algumas memórias do que tem produzido ou se produziu no mercado da música tradicional, tendo sempre como referência o grupo Kituxi e seus acompanhantes.
Estêvão Costa adiantou que a homenagem, mais do que justa, serve igualmente para se prestar um tributo aos fazedores da música tradicional angolana, que tudo têm feito em prol da transmissão e da defesa dos valores da cultura tradicional. Para o responsável do centro, pelo valor que representa no mercado nacional, a música tradicional e os seus fazedores devem merecer uma atenção especial para que possa manter o seu estatuto e lugar no music hall nacional.
Fundado a 13 de Maio de 1980 por Miguel Rodolfo “Ki-tuxi”, o grupo tem um repertório onde se destacam temas como “Mu Ilumba”, “Dingongenu dia Mona”, “Ngitabulé” e “Nza Mundelé”.

Tempo

Multimédia