Grupo Ombaka abre festival

Mário Cohen
23 de Junho, 2016

Fotografia: Paulino Damião

“Kapulungo” é o título do espectáculo dramático do grupo Ombaka que abre hoje, a segunda edição do Festival de Teatro de Benguela, denominado “Feste Acácias”, que decorre até o dia 26, no Cine Monumental, uma iniciativa do colectivo de Artes Ngola.

Com entradas grátis no primeiro dia, participam  neste edição do “Feste Acácias” os grupos de teatro a província anfitriã Ombaka, 14 de Abril, Núcleo Monumental de Teatro, Tweya, Bismas Teatro e Cena Livre e Odeth Tavares de Luanda.
O festival  tem como objectivo o intercâmbio entres os actores dos grupos participantes. O programa de actividades do festival reserva além de exibições de espectáculos de teatro, a realização de seminários com a finalidade de capacitar os fazedores das artes cénicas em matéria de dramaturgia, cenografia, encenação e actuação.
Os seminários têm como prelectores os actores Walter Manuel em matéria de dramaturgia, o Valter Cristão, em encenação, e Tony Frampenio, directo do grupo Enigma Teatro,  em actuação. 
Durante o festival de teatro, de carácter competitivo, são premiadas algumas categorias com destaque para representação cénica, melhores espectáculo, actor, actriz, encenação e grupo. Os grupos participantes para além, dos prémios, recebem da organização um certificado e diploma de mérito.
O colectivo de arte Odeth Tavares é uma das referências no festival, pela sua recente participação de 20 a 24 de Abril no Festival Internacional de Teatro de Minas Gerais,  em Brasil, onde representou o país com a peça “João Biling”.
O relato da peça, uma comédia com duração de 50 minutos, gravita em torno de mentiras, promessas e audácias de um pai que estimula os filhos a praticarem actos indecorosos. A primeira edição do festival “Feste Acácia” foi realizado em Junho do ano passado, com a participação de oito grupos, com destaque para Enigma Teatro, Horizonte D’Arte, Tunga Laye, Efetikilo, Núcleo Monumental Teatro, Colectivo de Arte, grupo Ombaka e Tchakwokwo.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA