Cultura

Grupo Protesa vence concurso de teatro

Joaquim Júnior | Uíge

O grupo Protesa Teatro com o espectáculo dramático “A sentada familiar para o dote ou alembamento” venceu quinta-feira na cidade do Uíge, a primeira edição do concurso “Tarde de Teatro Cidade do Bago Vermelho”, organizado pelo Governo Provincial, em saudação aos 100 anos da fundação da antiga vila Carmona.

Na iniciativa, que levou ao Cine Ginásio dezenas de apreciadores da artes dramáticas, participaram quatro grupos de teatro, tendo o Protesa Teatro sido o grande vencedor pela brilhante exibição da peça “A sentada familiar para o dote ou alembamento”, um retrato fiel das práticas da tradição bacongo e do cumprimento rigoroso dos rituais tradicionais da região.
O júri presidido pelo jornalista José Bule atribuiu a nota máxima ao grupo que levou para a sua galaria o primeiro troféu da “Tarde de Teatro do Bago Vermelho” e um certificado de reconhecimento pela qualidade do espectáculo apresentado. Em segundo e terceiro lugares ficaram os grupos Projecto União dos Artistas do Uíge (PUAU) e Os Mensageiros de Cristo.
Augusto Soares Kitoco, responsável da direcção Provincial da Cultura, disse que a iniciativa surge como uma aposta do Governo na promoção das artes cénicas na região e como forma de aglutinar os jovens e adultos no mesmo lugar para um intercâmbio que permita a transmissão dos conhecimentos às novas gerações.
“A cultura é uma escola da vida. Grandes lições de cultura são aprendidas através de peças de teatro. Todos participantes conseguiram tirar um dividendo a respeito da actividade que aconteceu e a direcção da Cultura vai continuar a trabalhar com a juventude no resgate dos valores morais e cívico da sociedade”.

Tempo

Multimédia