Grupo União Ndumba Café venceu no Uíge

Valter Gomes | Uíge, Leonor Mabiala | Cabinda, Daniel Benjamim |Moxico, José Rufino |Moxico, Nicolau Vasco | Menongue e André Brandão| Ndalatando
11 de Fevereiro, 2016

Fotografia: Mavitidi Mulaza |

O grupo carnavalesco União Ndumba Café foi o  vencedor da edição deste ano do Carnaval na província do Uíge, ao totalizar 702 pontos, num desfile que se realizou terça-feira no largo do Palácio da Justiça.

O grupo, composto maioritariamente por mulheres, recebeu como prémio 400 mil kwanzas. Ndumba Café, que venceu também as edições 2014 e 2015, apresentou-se no desfile com o tema “Promover a agricultura para a diversificação da economia”. Durante o desfile, o grupo apresentou um carro alegórico com vários produtos agrícolas cultivados na região.
O grupo Nzoji Yeto conquistou o segundo lugar, com 685 pontos e recebeu 350 mil kwanzas como prémio. O terceiro classificado foi o grupo Segue-me, com 667 pontos. Como prémio teve direito a 300 mil kwanzas.
Na classe infantil, as Estrelinhas do Quitexe venceram ao somar  582 pontos. Em segundo lugar ficou o grupo Brilho das Estrelas do Uíge, com 558 pontos, e na terceira posição o Triunfo do Mbemba Ngango com 518 pontos. As Pombinhas da Paz e o grupo carnavalesco do município do Songo ocuparam as posições seguintes, com 511 e 420 pontos, respectivamente.

Tchiaco Tchiaco


O grupo carnavalesco “Tchiaco Tchiaco”, do bairro Lombo- Lombo, foi o vencedor do Carnaval na cClasse A (adultos), em Cabinda ao totalizar 850 pontos e recebeu de prémio 500 mil kwanzas.
Na segunda posição ficou o  grupo  8 de Janeiro, do município de Cacongo, com 820 pontos, que embolsou 400 mil kwanzas. O Máquinas de Merengue, com 745 pontos, ficou na terceira posição e recebeu 300 mil kwanzas. Na classe infantil foi vencedor o grupo  Mayeye Bankaka Batubikila, que recebeu 300 mil kwanzas. O segundo lugar ficou com o grupo Bana Ndembama, do bairro 4 de Fevereiro, que  como prémio recebeu 200 mil kwanzas. O Kintueni, do bairro Comandante Gika, ficou na terceira posição e recebeu cem mil kwanzas.

Estrela da Paz  

 
 Ao totalizar 445 pontos, o grupo carnavalesco União Estrela da Paz venceu pela terceira vez consecutiva, na categoria de adultos, o desfile provincial do Carnaval edição 2016, que decorreu na Praça 23 de Março, na cidade de Menongue, província do Cuando Cubango.
O segundo lugar coube ao grupo carnavalesco “Tinti”, do município do Cuchi, com 398 pontos e o terceiro lugar ficou com o União 11 de Novembro, com 380 pontos. Em quarto lugar ficou os Mingolos, do bairro Saúde.
Na classe infantil, o grupo  carnavalesco Sobreviventes dos 14 ficou em primeiro lugar com 366 pontos. O segundo lugar foi ocupado pelo grupo Triunfo Hiv-Sida com 355 pontos. O grupo carnavalesco Tchakulimuenia 1.º de Maio ao totalizar 330 pontos ocupou o terceiro lugar, seguido do grupo Fogo Negro com 324 pontos.

Luvale no Moxico

O grupo carnavalesco Organizações Luvale sagrou-se, pela segunda vez consecutiva, vencedor do Carnaval na Classe A (adultos) na província do Moxico, ao totalizar 234 pontos. Na segunda posição ficou o grupo Bafos Produções com 202 pontos, enquanto  em terceiro lugar ficou o grupo Tchuma Kwesseca do bairro 4 de Fevereiro.
O primeiro classificado  recebe  como premio 700 mil kwanzas, o segundo 550 mil kwanzas e o terceiro 450 mil kwanzas. Na classe infantil, o  Bafus Produções sagrou-se vencedor ao totalizar 275 pontos. O  Esperança do Sinai Novo e Caassules da Rainha Nhakatolo sagraram-se segundo e terceiro classificados.

Inovações no Cuanza Norte


O União Chá de Caxinde sagrou-se vencedor da edição deste ano  do Carnaval na província do Cuanza Norte, na Classe A (adultos), ao totalizar 654 pontos. O Associados da Camundai, um dos mais emblemático grupos locais, fundado em 1978, ocupou o segundo lugar com 644 pontos. O terceiro lugar coube ao grupo Cidrália da Zona Seis do Dondo, com 522 pontos, seguido pelo Vilugalto, Cidrália do Ngola e Weza Kukuina.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA