Cultura

Grupos preparam hoje o desfile na Marginal da Praia do Bispo

Manuel Albano

O ensaio geral do Carnaval de Luanda, que se realiza nos dias 2, 3 e 5 de Março, acontece hoje, a partir das 16h00, no palco do desfile, montado na Marginal da Praia do Bispo.

Grupos limam esta tarde as últimas arestas para uma apresentação com êxito no dia do desfile
Fotografia: Kindala Manuel | Edições Novembro

De acordo com o programa, participam no ensaio geral os grupos União Povo da Samba, da classe A, Unidos do Zango de Viana, do escalão B, e Cassules Kazukuta do Sambizanga, na classe infantil. Estas agremiações abrem os desfiles dos respectivos escalões, sendo o infantil no dia 2, a classe B no dia seguinte e classe A a 5.

O secretário-geral da Associação Provincial do Carnaval de Luanda (APROCAL) confirmou ontem ao Jornal de Angola a presença de todos os directores dos grupos carnavalescos que participam nesta edição, com vista a fazerem os acertos necessários e marcações finais.
António de Oliveira “Delon” apelou à pontualidade dos grupos e respectivos responsáveis durante o ensaio geral.
Apesar dos contratempos devido ao calendário apertado da Comissão Provincial Preparatória do Entrudo, o secretário-geral da APROCAL explicou que tudo corre normalmente, embora tenha lamentado a ausência das visitas às sedes dos grupos.
António de Oliveira “Delon” disse que a situação não tem colocado em causa o cumprimento do programa elaborado, tanto da agenda de trabalho da comissão, como dos grupos carnavalescos. “Preferimos este ano cancelar as visitas aos grupos, porque estamos com o tempo apertado e queremos evitar criar mais embaraços e deixar os grupos trabalharem afincadamente”, justificou “Delon”.
A Comissão Provincial Preparatória do Entrudo, assegurou, está em sintonia com as administrações municipais e distritais de Luanda, no sentido de fazerem o acompanhamento e darem os apoios possíveis aos grupos.
“Começamos a notar uma mudança de comportamento e mentalidade da sociedade que cada vez mais vai dando o seu apoio aos grupos carnavalescos”, disse.
Este ano, a comissão presta homenagem a várias personalidades que deram contributo ao desenvolvimento da maior manifestação cultural do país.
No ano passado, o grupo homenageado foi o União Jovens da Cacimba, que teve a honra de abrir o desfile central. A agremiação levou à Marginal uma ala composta por professores de dança e música kizomba de várias nacionalidades e fez uma retrospectiva dos seus 30 anos de existência.
Os grupos União Recreativo do Kilamba, na classe A, União Povo da Samba (classe B) e Viveiros do Njinga Mbandi (infantil) foram no ano passado os vencedores do Carnaval de Luanda.

Tempo

Multimédia