Grupos apresentam na Liga peças sobre a História do país

Roque Silva |
14 de Novembro, 2015

Um total de 20 espectáculos, de igual número de grupos da capital, que narram aspectos ligados à História de Angola, são exibidos num festival de 16 a 20 deste mês na Liga Africana, em Luanda.

Os espectáculos disputam a fase final da primeira edição do Prémio de Teatro Angola Independente, alusivo aos 40 anos da Independência Nacional, uma iniciativa da produtora Actos e Cenas.
Os espectáculos inéditos, com a duração de 15 minutos, retratam acções desencadeadas pelos nacionalistas contra o regime colonial, decididos em contribuir para o alcance da Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975. Durante o festival são apresentados quatro espectáculos por dia, que vão ser avaliados por um júri composto por figuras com vasto conhecimento sobre a História de Angola e experiência no teatro.
O concurso vai distinguir os três melhores espectáculos, o melhor texto e o actor e a actriz.
Participam na primeira edição do Prémio de Teatro Angola Independente os grupos Henda Yame, Desejados da Kianda, Odeth Tavares, Moral Viva, Projecto Vela Angola, Enigma, Amazonas, 1º de Maio, Mescla, Prodarts, Yeto a Yeto, Pedro Bélgio, Tujingueji, Renascer, Nai-Teatro, Twabixila, Imbondeiro, Kulonga, Companhia São Lucas e Diassonama.
O concurso conta com o apoio dos Ministérios da Administração do Território e da Cultura.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA