Grupos carnavalescos apostam na inovação

Victorino Matias| Dundo
6 de Fevereiro, 2015

Fotografia: Benjamin Cândido| Dundo

Os preparativos para o Carnaval na Lunda Norte prosseguem a bom ritmo, com os grupos empenhados em surpreenderem no desfile da luta pelo título, embora se saiba já que este ano a aposta é na inovação e qualidade.

Ao todo, há 104 grupos inscritos para o desfile, 64 de adultos e 40 infantis, que já começaram a receber as indumentárias, batuques e apitos da comissão preparatória, disse a directora provincial da Cultura.
Lurdes José salientou ainda que estes apoios são insuficientes, mas mesmo assim “de grande utilidade”, principalmente para os grupos “com dificuldades de patrocínio”.
A Direcção da Cultura, referiu, recebeu do Ministério da tutela, cinco milhões de kwanzas para o Carnaval.
A inovação e a qualidade, afirmou, são as principais marcas do Carnaval deste ano, com os grupos a prepararem coreografias especiais, nas quais sobressaem um pouco das suas próprias culturas, mas com traços contemporâneos.
O desfile este ano é realizado na nova centralidade do Dundo em vez de ser no Largo 1º de Maio, “por reunir melhores condições para os grupos exibirem as coreografias assentes no valor, abrangência e dimensão cultural Lunda Norte”.
Lourdes José disse que “a julgar pelo feito até agora, esta edição do Carnaval vai superar as expectativas”, pois já viu “as coreografias, que são muito expressivas e as alegorias e canções transmitem mensagens positivas fundamentalmente sobre a necessidade de existir mudança de consciência da sociedade”.  
A criação de blocos de animação, liderados por responsáveis de instituições da província, é outra inovação desta edição.
A directora declarou que “o objectivo é realizar um Carnaval mais participativo e interactivo”.

Os grupos


O responsável do grupo Txaco Txetu, vencedor da edição passada, disse ao Jornal de Angola que os dançarinos trabalham para voltar a conquistar o troféu, mas lamentou a falta de apoios financeiros dos empresários.
Manuel Vungo revelou que “o grupo, vencedor de seis títulos, vai apresentar uma coreografia assente nas danças kandjendje e kabindjissa, que caracterizam a chianda, de forma a resgatar os valores culturais”.

Empresários

O director da Cultura no Cuanza Norte convidou ontem, em Ndalatando, os empresários a apoiarem mais todos os grupos participantes nesta edição do Carnaval, cujo acto central se realiza no dia 17.
David Buba afirmou que a participação dos empresários locais é fundamental para o Carnaval na província ter “a dimensão desejada.”
O Governo Provincial, referiu, trabalha na criação de um orçamento para suportar as despesas de organização do Carnaval nos dez municípios, que inclui também os prémios dos grupos vencedores dos desfiles municipais e provinciais.
O director provincial declarou que “alguns grupos que participam regularmente” já receberam os apoios da Comissão Nacional do Carnaval.
A Direcção Provincial da Cultura, lembrou, permite a inscrição de cem grupos.

Alinhamento

A Direcção da Cultura do Bengo já definiu o alinhamento dos desfiles centrais das classes infantil e adultos, que se realizam no Largo da Ingamba, Caxito.
Na classe infantil, o desfile é aberto pelo grupo Cassulinhas da Rainha Njinga Mbandi e na de adultos, com 12 candidatos, pelo União Etu Twiza.
O programa do Carnaval reserva para os dias 13 e 14 os desfiles de rua, bem como bailes e concursos nos centros culturais e recreativos e hotéis.

Nova comissão


Na província de Benguela foi instituída uma Comissão Provincial Preparatória do Carnaval para criar condições para a realização dos desfiles e de todas as actividades culturais e recreativas no tempo do Entrudo.
A comissão organizadora, supervisionada pelo vice-governador provincial para o sector económico, Gika Morais, é coordenada pelo director da Cultura, Mário Kajibanga.
No desfile provincial do Carnaval, que se realiza no município do Cubal, participam grupos de todos os municípios da província, com excepção do Lobito, Benguela e Catumbela.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA