Grupos de teatro adaptam livros de autores nacionais

Roque Silva |
19 de Janeiro, 2016

O Movimento Literário Lev’arte e o projecto Cena Livre estabeleceram uma parceria, ontem, que permite a adaptação de livros de escritores nacionais para o teatro, de modo a facilitar o trabalho dos encenadores que concorrem ao Festival de Monólogos.

A informação foi fornecida pelo encenador Walter Cristóvão, responsável do Cena Livre. Explicou que a parceria serve para responder à montagem de peças produzidas pelos grupos para participarem no Festival de Monólogos, para o mês de Março, cujo sob o lema “Temporada Nacional de Monólogos Vitória Soares”.
“Pretendemos facilitar o contacto entre encenadores de teatro e escritores angolanos para permitir a adaptação dos seus livros ao teatro e a apresentação de espectáculos no concurso”, disse Walter Cristóvão, que informou que o Movimento Lev'arte vai indicar e disponibilizar algumas obras de escritores angolanos aos grupos de teatro bem como estabelecer o contacto com escritores para seja autorizada a adaptação das histórias.
Desta forma, acrescentou, vamos tornar os livros mais conhecidos, aproximar a sociedade à literatura e “alterar o quadro actual, no qual se nota uma certa resistência de escritores em autorizar a adaptação das suas obras”, afirmou tendo advogado não haver necessidade de os encenadores trabalharem com títulos estrangeiros.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA