Grupos finalistas preparam desfile

André Brandão | Ndalatando
31 de Janeiro, 2016

Fotografia: Nilo Mateus | Ndalatando

A Direcção da Cultura do Cuanza Norte apresentou, ontem, uma lista com os 15 grupos carnavalescos seleccionados para participarem nesta edição do Carnaval, após a fase de apuramento.

Os desfiles, explicou o director da instituição, contam, este ano, com a participação de cinco blocos de animação. Entre os grupos seleccionados, David Buba chamou a atenção para os da classe A, também denominada tradicional, como o União Chá de Caxinde e Cerâmica e os Associados da Camundai. Na classe moderna os destaques são o União Rosa Porcelana, Kudissanga Kuamakamba e Organizações Viluzia. Entre os blocos de animação despontam os Vermelho, Branco, Turma dos Cotas, Juventude Faz Força e os Jovens da Rua das Palmeiras.
O director provincial da Cultura adiantou que os grupos carnavalescos estão a preparar-se convenientemente há meses.
Para ajudar a superar os problemas de apoio aos grupos, a comissão organizadora aprovou um orçamento especial, enviado ao Ministério da cultura para aprovação. “Até o momento estamos sem receber nenhum valor monetário, por isso estamos a pensar quais prémios atribuir aos primeiros classificados”, disse o director provincial da Cultura.
David Buba adiantou que este ano a comissão preparatória pretende aumentar o número de grupos inscritos nos municípios. Os municípios de Ngonguembo, Banga, Kikulungo e Bolongongo, explicou, por razões da degradação das vias de acesso, devido a chuva, vão realizar um desfile local. A comissão preparatória pretende realizar, no dia 6 de Fevereiro, nas sedes municipais e comunais, o desfile infantil e no dia seguinte o da classe B de adulto. Os melhores desta classe, que são escolhidos dia 8, representam os seus municípios no desfile provincial no dia 9.
O responsável destacou que esta edição do Carnaval é realizada no Largo das Escolas, em Ndalatando. Apesar das dificuldades, alguns responsáveis de grupos carnavalescos já reafirmaram o seu compromisso de participar no desfile, de forma a ajudar a preservar e divulgar mais a essência da cultura da província, através do Carnaval.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA