Guerra Mundial em nova mostra


22 de Dezembro, 2014

O Museu da II Guerra Mundial, em Nova Orleans, tem patente desde ontem a exposição “Estrada para Berlim” sobre aquele conflito, com sons e as imagens de algumas sensações dos soldados.

O objectivo, anunciou a direcção do museu, é mostrar as consequências do conflito às novas gerações.
 “A Estrada para Berlim” é a primeira de duas exposições a apresentar no pavilhão “Campanhas da Coragem”. A seguir a direcção da instituição inaugura “A Estrada para Tóquio”.
“Este é o edifício que responde à pergunta ‘como foi vencida a II Guerra Mundial?”, afirmou Owen Glendening, responsável pelo museu.
A visita à exposição começa numa cabana do norte da África, explica por que é que os Estados Unidos, depois de serem atacados pelo Japão na base de Pearl Harbor, no Havai, incidiram o esforço de guerra não no Oceano Pacífico, mas a combater os nazis no norte do continente africano, uma campanha bem mais fácil de ser vencida.
A visita prossegue por oito salas repletas de filmes que imitam o noticiário da época, objectos do mesmo período, como uma peça de artilharia Howitzer e vestuário de Inverno dos soldados alemães e norte-americanos, bem como plataformas interactivas para os visitantes acompanharem a história de um soldado ou civil, de múltiplos pontos de vista durante a guerra.
A exposição termina numa cidade alemã devastada por bombardeamentos, numa experiência que, defendeu Glendening, não tem a intenção de “satanizar” ou minimizar a destruição causada pela guerra.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA