Guillermo del Toro no júri de Cannes


26 de Abril, 2015

O realizador de cinema mexicano Guillermo del Toro, a actriz espanhola Rossy de Palma e o jovem cineasta canadiano Xavier Dolan vão integrar o júri do Festival de Cannes, anunciaram os organizadores.

As actrizes Sophie Marceau, Sienna Miller, o actor Jake Gyllenhaal e a cantora Rokia Traoré completam o júri, que conta ainda com os seus dois presidentes, os irmãos Joel e Ethan Coen.
À Palma de Ouro, maior prémio do Festival, concorrem  filmes como “Sicario”, do realizador canadiano Denis Villeneuve, com Benicio del Toro, “Ele Gu Shan Ren”, do chinês Jia Zhangke, “Meu rei” da francesa Maïwenn, ou “Mia Madre”, com Salma Hayek e “Juventude”, dos italianos Nanni Moretti e Paolo Sorrentino.
Na semana passada, a direcção do festival admitiu adicionar um filme espanhol aos indicados, já que até agora não existem exemplares de Espanha ou da América Latina na competição pelo prémio principal do Festival.
Também foram anunciados os filmes que vão integrar as outras mostras competitivas de Cannes, das quais vão fazer parte duas curtas metragens brasileiras. “Quintal”, de André Novais Oliveira, vai participar na Quinzena dos Realizadores, e “Command Action”, de João Paulo Miranda Maria, vai estar na Semana da Crítica.
Criado em 1946, sob concepção de Jean Zay, o Festival de Cannes, que até 2002 chamado Festival internacional do filme, é um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo. Acontece todos os anos, no mês de Maio, na cidade francesa de Cannes. O “mercado do filme” acontece paralelamente ao festival.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA