Haiti suspende procura da nau de Colombo


12 de Julho, 2014

Fotografia: DR

O Governo do Haiti anunciou que proíbe que o arqueólogo e conhecido caçador de tesouros Barry Clifford de continuar as investigações destinadas a encontrar a nau naufragada de Cristóvão Colombo, a Santa Maria.

A ministra da Cultura do Haiti disse, numa conferência de imprensa, não ter certeza se os restos da nau encontrados agora no fundo do mar por Barry Clifford pertençam à embarcação de Cristóvão Colombo.
O Governo haitiano, afirmou, trata este caso de forma cautelosa até porque os vestígios já tinham sido localizados num estudo realizado entre 1978 e 1985 pela Universidade da Florida.
"Depois de em Maio Barry Clifford ter dito que embarcação naufragada podia ser a Santa Maria e pediu autorização para fazer uma investigação pormenorizada, o Haiti aconselhou-se junto dadirecção da UNESCO.
O Haiti, signatário da convenção da UNESCO sobre a protecção do património cultural subaquático, pediu em Junho apoio especializado da organização internacional, que afirmou ser importante a investigação, mas nunca feita pela equipa de Barry Clifford por os seus métodos não serem os adequados.
Barry Clifford é conhecido por em 1984 ter descoberto os destroços de um barco pirata naufragado, o Whydah.
Quando, em Maio, o pesquisador norte-americano anunciou a descoberta dos restos do que pode ter sido a nau de Cristóvão Colombo, revelou que uma expedição, organizada pela sua equipa em 2003, tinha-os fotografado, mas não identificado.
Barry Clifford referiu que agora ao voltar a examinar as fotografias subaquáticas e os recentes mergulhos de reconhecimento feitos pela sua equipa no local pode afirmar que a nau é provavelmente a Santa Maria.
Vários investigadores mostraram-se cépticos por Barry Clifford não ter apresentado informações fundamentadas que comprovem o que afirma. A UNESCO prometeu enviar em Agosto uma equipa de especialistas ao Haiti para decidir juntamente com o Governo daquele país os passos a seguir.
Os técnicos da UNESCO vão estudar os restos da embarcação encontrada por Barry Clifford.
Cristóvão Colombo foi o explorador que liderou a frota que alcançou o continente americano, no dia 12 de Outubro de 1492, sob as ordens dos Reis Católicos de Espanha, no chamado descobrimento da América. Descobriu ainda as ilhas das Caraíbas e o Golfo do México na América Central.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA