História da Literatura Infantil de Cremilda Lima já nas bancas

Amilda Tibéria |
8 de Abril, 2017

Fotografia: Mota Ambrósio |Edições Novembro

O percurso da Literatura Infantil no país no período após independência até os dias de hoje é a proposta apresentada no mais recente livro da escritora Cremilda Lima, lançado quinta-feira, à noite, no Espaço Verde, da Chá de Caxinde, em Luanda.

Durante a apresentação do livro “História da Literatura Infantil Angolana”, Cremilda de Lima, vencedora do Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de Literatura, edição 2016, defendeu uma maior aposta na literatura angolana, no geral, em particular, a literatura feita para as crianças, por formas a ajudar a tornar o mercado mais atractivo.
Promover mais actividades para incentivar as crianças a ganharem o gosto e hábitos de leitura, bem como, a aquisição de livros, disse, deve ser um exercício que envolvam, as escolas, encarregados de educação e instituições públicas e privadas ligadas na promoção das letras no país.
A escritora recomendou o livro como um “guia de estudo e pesquisas para a juventude essencialmente, para aumentarem mais os seus conhecimentos sobre a história da literatura infantil angolana”.
A autora referiu que o trabalho publicado é uma homenagem a escritora Gabriela Antunes que deu um grande contributo para o desenvolvimento da literatura infanto-juvenil e também para formação de muitos jornalistas.
O assistente administrativo para a Editora Chá de Caxinde, Bernardino António, disse, não ter sido difícil editar o livro, por trata-se de compreensão fácil e ter sido utilizado uma linguagem cuidada que possibilita uma leitura acessível.
Bernardino António realçou que a autora preocupou-se em consultar as fontes, o que possibilitou publicar um trabalho completo  no seu conteúdo, sendo a autora uma escritoras com um percurso nas letras reconhecida. 
Maria Cremilda Martins Fernandes Alves de Lima nasceu em  Luanda em 25 de Março de 1940. Fez o curso de magistério primário na primeira escola que abriu em Angola para a formação de professores em 1962  no Bié e 1963 , em Luanda. Em 1987 concluiu o curso de formação científico-pedagógica na escola superior de educação de Setúbal e o curso de língua e cultura portuguesa, na Faculdade de Letras em Lisboa. Em  1993  concluiu o curso superior de Ciências da Educação opção pedagógica, no Instituto Superior de Ciências da Educação, ISCED, em Luanda. Em 2003, obteve a licenciatura na Escola Superior de Educação de Leiria.

capa do dia

Get Adobe Flash player



ARTIGOS

MULTIMÉDIA