História de Neto contada em Catete


19 de Junho, 2014

O programa cultural infanto-juvenil “Manguxiandu”, promovida pelo Centro Cultural António Agostinho Neto, em Catete, que teve início a 10 de Março, encerra sábado, às 10h00, com a realização de diversas actividades.

O programa inclui a realização de uma feira e exposição multi-etnicocultural, com música, teatro, capoeira, poesia, dança e uma breve comunicação sob o tema “A Criança e a Paz”, a ser proferida pela directora do Instituto Nacional da Criança (INAC), Ruth Mixinge.
Está igualmente prevista a intervenção de dezenas de crianças com a declamação de poemas, assim como a exibição da banda musical Monte-Sião da Tribo Weste, da Igreja Tocoísta.
A iniciativa tem como objectivo educar, instruir, fomentar o gosto pelas actividades culturais, como espectáculo, livro e leitura, e contribuir, deste modo, para a construção da personalidade das crianças.
De acordo com Francisco Makiesse, director do centro cultural em Catete, esta temporada destinou-se a saudar os dias Mundial do Teatro Infantil, Internacional da Literatura Infantil, Mundial do Livro, Internacional da Criança e da Criança Africana.
O programa ajudou a divulgar, através de actividades culturais, os feitos do Primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto, junto das crianças e jovens, ao mesmo tempo que ocuparam os seus tempos livres de uma forma positiva.
O programa compreendeu igualmente uma acção de formação, palestras, debates, bibliotecas móveis, capoeira, dança, música, teatro, cinema, poesia, contos, fábulas e outras manifestações artísticas, desenvolvidas na sede da instituição e nas escolas do município de Icolo e Bengo, como Instituto 6026, Gaspar de Almeida, Cabiri Sede, Mabuia, Km 36, Kalumbunze, Kaxicane, Cabala e Mbanza Kitele.
A realização do projecto nas escolas visa fomentar o gosto pela leitura e pelo livro no seio das crianças, assim como aumentarem os seus conhecimentos sobre a obra de Agostinho Neto. As actividades do Centro são da responsabilidade da Fundação António Agostinho Neto (FAAN), órgão gestor.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA