História de Neto contada em livro e DVD


27 de Fevereiro, 2015

Fotografia: JA Imagens

“De Todos se Faz um País” é o título do livro do moçambicano Óscar Monteiro, que é apresentado hoje às 16h00 em Luanda, no Memorial Agostinho Neto.

O livro, editado pela União dos Escritores Angolanos (EUA), está integrado na colecção Praxis. Num dos 27 capítulos e contada parte importante da luta de libertação em Angola liderada pelo Presidente Agostinho Neto, assim como as dificuldades enfrentadas antes, durante e depois da independência.
Manuel Rui Monteiro escreve no prefácio que “não se trata apenas de um livro de memórias, mas, acima de tudo, um precioso registo de emoções e reciprocidade humana que envolveu a intencionalidade do processo de libertação”.
Hoje é igualmente apresentado pela Fundação António Agostinho Neto, que convidou o escritor moçambicano, o DVD “Namibianos falam de Agostinho Neto”, testemunho audiovisual de personalidades do sudoeste africano sobre o “Fundador da Nação”. A embaixadora da Namíbia em Angola, Claudia Uushona, faz apresentação do DVD, com testemunhos dos Presidentes da República e do Parlamento da Namíbia, Hifikepunie Pohamba e Theo-Ben Gurirab, bem como do primeiro Chefe de Estado daquele país, Sam Nijoma
O objectivo, afirma a embaixadora numa nota de imprensa, é certificar “o Universo e o homem sem fronteiras que foi Agostinho Neto”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA