História do casal Obama no cinema


18 de Dezembro, 2014

Fotografia: AFP

Durante uma tarde de Verão em 1989, o estudante de direito Barack Obama e a jovem advogada Michelle Robinson percorreram Chicago no seu primeiro encontro, num dia que vai ser recriado agora no filme “Southside With You”, de Richard Tanne.

Obama, então no seu primeiro ano na Universidade de Harvard, conheceu Michelle no escritório de advogados Sidley Austin, onde ela era a sua tutora.
Em 30 de Junho de 1989, eles decidiram ver-se fora do escritório no que foi o primeiro encontro: visitaram o prestigiado Art Institute de Chicago, almoçaram no pátio, comeram um gelado e foram ao cinema ver o filme do momento: “Faça a Coisa Certa”, de Spike Lee.
“Eu levei-a a ver o filme mais falado da época, dirigido por alguém que não era muito conhecido, mas com uma história muito boa”, disse o Presidente Obama.
“Ele estava a tentar e mostrar-me todas as facetas da sua personalidade: era inovador, culto e sensível”, comentou Michelle Obama no vídeo da campanha eleitoral de 2012, no qual revelou como foi o primeiro encontro do casal.
Os jovens apaixonados, que se casaram três anos depois, não podiam imaginar então que esse primeiro encontro, que incluía uma sessão de cinema, chegava um dia à grande tela.
“Southside With You” vai começar a ser rodado no próximo ano em Chicago e tem como protagonista Tika Sumpter (“Get On Up”) no papel de Michelle. Ainda não foi decidido quem vai interpretar Obama e nem começaram a circular nomes de possíveis candidatos.  “Estamos emocionados em produzir este filme inteligente e intemporal que revela uma das grandes histórias de amor de nosso tempo”, comentou Tracey Bing, produtora do filme junto com Stéphanie Allain (“Ritmo de um Sonho”, “Entre o Céu e o Inferno”).
“O realizador Richard (“Worst Friends”, “The Roman”) capta perfeitamente a essência desta ligação romântica entre Barack e Michelle Obama, que é tão evidente na maneira como se olham. Desejamos encontrar o Barack perfeito”, acrescentou a produtora. “Southside With You” vai ser um filme intimista. “No nosso primeiro encontro, convidei-a para comer o melhor gelado da Baskin Robbins. E depois beijei-a”, contou Obama em 2007 à “The Oprah Magazine”.
Para recordar esse momento já histórico, uma placa lembra desde 2012 o primeiro beijo dos Obama no local onde ficava a geladaria e que hoje é ocupado por um restaurante de comidas rápidas. É sabido que Michelle Robinson, então uma advogada de 25 anos, rejeitou num primeiro momento as tentativas de aproximação do jovem Barack, de 27. “Sou a sua tutora, não é apropriado”, costumava argumentar a agora primeira-dama, a quem Obama propôs inclusive deixar o trabalho.
Obama, que no ano anterior tinha sido organizador comunitário nos bairros mais pobres de Chicago, teve muitas dúvidas sobre fazer parte de um grande escritório de advogados.
Finalmente, numa tarde do Verão de 1989, Michelle aceitou o encontro com Barack Obama.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA