História do futebol brasileiro em museu


29 de Julho, 2014

Os cem anos de história da selecção brasileira de futebol são contados através de muitas imagens, tecnologia e interactividade no Museu da Confederação Brasileira de Futebol (CFB), que abre ao público a partir de Agosto, no Rio de Janeiro.

Logo à entrada, um projector revela as histórias dos primeiros Campeonatos do Mundo de Futebol sem deixar de lado o primeiro fracasso do Brasil em casa, a perda do título de 1950 contra o Uruguai. Com sonorização ambiente e vários vídeos é possível sentir o sofrimento dos brasileiros que esgotaram o Estádio Maracanã.
O Museu tem muitos troféus conquistados pela selecção brasileira e um painel digital interactivo que permite ao visitante observar, virtualmente, um troféu exposto e conhecer detalhes sobre o triunfo do Brasil. O projecto do Museu levou mais de dois anos a ser executado e o valor gasto nos trabalhos não foi divulgado. “A partir de Agosto o Museu vai estar aberto ao público, como resultado do grande esforço e dedicação de vários profissionais”, disse à Reuters o director do património da CBF, Dino Gentille. Um dos pontos chaves do Museu é a sala com projecções em 360 graus, que fazem o visitante estar dentro do campo de jogo. A partida escolhida para ser exibida ao público foi a do Campeonato do Mundo de 1958, quando o Brasil goleou a Suécia, com uma grande exibição de Pelé.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA