Cultura

Histórias para crianças narradas por Cremilda Lima

“Clube do livro infantil” é a denominação do programa cultural infantil dedicado às crianças, no qual, na sexta-feira, às 10h30, no Centro Cultural Brasil - Angola (CCBA), na Baixa da cidade de Luanda, a escritora Cremilda de Lima vai contar histórias do seu livro “Missanga e o Sapupo”.

autora participa sexta-feira no clube do livro Infantil
Fotografia: Paulino Damião | Edições Novembro

Durante a conversa com as crianças, a escritora vai contar a história de uma menina Missanga, que tem um sorriso lindo como as missangas coloridas do colar da mamã. Sapupo é o caroço do milho que com a grande criatividade de Missanga e com a ajuda dos pirilampos se transformou num boneco chamado Pupuko.
Este livro serviu de motivação para a realização de um Concurso de Bonecos de sa-pupo no Jardim do Livro In-fantil em 1985.  A obra “Missanga e o Sapupo” foi escrita em 1982. A escritora especializou-se em Pedagogia pelo Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED). Professora do ensino primário desde 1977, participou na elaboração dos manuais de Língua Portuguesa da 1.ª, 2.ª, 3.ª e 4.ª classe.
Cremilda de Lima é autora dos livros “A Colher e o Génio do Canavial”, “A Kyanda e o Barquinho de Fuxi”, “O Maboque Mágico”, “O Em-bondeiro que Queria ser Árvore de Natal”, “A Missanga e o Sapupo”, “O Nguiko e as Mandiocas”, “A Velha Sanga Partida” e “Mussulo uma Ilha Encantada”.
A autora foi distinguida em 2008 com o diploma de mérito atribuído pelo Ministério da Cultura, pelo seu contributo na divulgação da literatura infantil e do imaginário tradicional angolano. A escritora é a vencedora do Prémio Nacional de Cultura e Artes, edição 2016, na categoria de literatura, tendo vencido pelo conjunto de obras no domínio da literatura infantil. Em 1984 tornou-se membro da União dos Escritores Angolanos (UEA). Em 2000 tornou-se um dos membros da Associação Cultural e Recreativa Chá de Caxinde.

Tempo

Multimédia