Histórias de Agostinho Neto em exibição no palco da Liga

Roque Silva |
2 de Setembro, 2016

Fotografia: DR |

As histórias de “Agostinho Neto e a libertação de Angola - arquivos secretos da PIDE DGS”, livro editado no ano passado pela Fundação Agostinho Neto, devem ser o principal foco dos grupos concorrentes à primeira edição do Prémio de Teatro Kilamba.

O regulamento do concurso esclarece que as peças a serem apresentadas pelos 11 grupos devem ser inéditas e baseadas, de forma resumida, nos cinco volumes do referido livro.
O prémio, uma iniciativa da produtora Cena Livre, em parceria com a Fundação Agostinho Neto, é também uma homenagem ao primeiro Presidente de Angola. O objectivo é, ainda, recordar algumas das informações fundamentais do seu percurso histórico, considerado elemento essencial para a reprodução histórica.
O concurso, que termina no próximo dia 10, é igualmente um alerta para a importância de uma maior pesquisa e valorização das figuras históricas angolanas.
O grupo de teatro Twabixila abriu, ontem, na Liga Africana, o concurso “Kilamba - uma figura, uma história”. A peça é sobre um trabalho de defesa escolar feito em torno de Agostinho Neto e a libertação de nacional. No espectáculo, há um adolescente que recolhe informações dos avôs, antigos combatentes e militantes do MPLA.  Para hoje, às 20 horas, está reservado o espectáculo “Corre o sangue de Icolo e Bengo”, do Catarcis Teatro. Depois, o colectivo Horizonte Ngola Kiluanje exibe “Os discursos de Neto”.
O prémio, de âmbito nacional e com periodicidade anual, tem como concorrentes os grupos Catarcis, Imbondeiro, Molofeca, Amor à Arte, Desejados da Kianda, Odeth Tavares, Promarte e Tujingenji, de Luanda, e Ndanji, de Benguela.
Os troféus a atribuir aos três primeiros classificados e melhores actores têm denominações de figuras ligadas a Agostinho Neto, como os seus pais, Agostinho Pedro Neto e Maria da Silva Neto, o irmão Cândido Agostinho Neto, a esposa, Maria Eugénia Neto, e de um dos seus pseudónimos Ahmed Redragui.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA