Horizonte Ngola Kiluanje brilha em festival de teatro

Roque Silva |
13 de Abril, 2016

Fotografia: Paulino Damião

O grupo Horizonte Ngola Kiluanje, do distrito urbano do Sambizanga, recebeu duas distinções na 4.ª edição do Festival de Teatro da Paz (FESTEAPAZ), que encerrou no domingo na Liga Africana, em Luanda.

O troféu mais valioso é o Prémio Revelação, pela encenação e harmonia cénica demonstrada na exibição do espectáculo “O casamento”.
Virgílio Kaleco, do grupo Horizonte Ngola Kiluanje, venceu a categoria de Actor Revelação. O artista representa a personagem do padre escolhido para realizar o matrimónio de um casal de jovens oriundos de famílias de condições sociais distintas. Os familiares da noiva exigem o fim do relacionamento, pelo facto de a filha estar prestes a casar-se com um pobre, enquanto os mais próximos do noivo defendem o respeito pelo sentimento entre ambos e o que foi acordado no pedido.
O grupo Horizonte Ngola Kiluanje foi repescado à última hora, devido à desistência do grupo Omala Veto Veia, da província do Bié.
Ilda Bambota, do grupo Kulonga, e Helton Agostinho “Agú-Agú”, do Enigma, foram eleitos os melhores actores do festival, pela criatividade na interpretação, dinamismo e o domínio do texto.
Helen Pascoal, do grupo Amor a Arte, ficou com o troféu de Actriz Revelação do festival de teatro.
Osvaldo Moreira, director do festival, fez um balanço positivo da iniciativa, apesar das dificuldades financeiras, pois a organização conseguiu realizar todas as actividades programadas e registar uma adesão considerável de público.
A edição deste ano contou com a participação de 18 grupos de Luanda, Bié, Huambo, Bengo, Huíla e Uíge. O Festival de Teatro da Paz  é realizado anualmente para comemorar o Dia da Paz e Reconciliação.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA