Cultura

Humoristas mostram talentos em palco

Manuel Albano |

Agente Formiga, os Magma e Ladilson são os humoristas convidados a mostrarem o seu talento com piadas originais e lúcidas, no stand up comedy “GOZ’AQUI”, domingo, das 19h00 às 21h00, no espaço Bar Bar, no Miramar, distrito urbano do Sambizanga.

O projecto, que este ano celebra cinco anos, a 19 de Novembro, tem como objectivo promover mais as actividades dos humoristas em grupos e individual, por formas a dar visibilidade aos talentos do humor nacional, apesar da falta de espaços apropriados dedicados ao humor, disse, ontem, ao Jornal de Angola, o produtor e fundador do projecto, Tiago Costa.
Cada artista, explicou Tiago Costa, tem entre 20 a 30 minutos, para se exibir e explorar toda a sua criatividade artística, reproduzindo a realidade social e política angolana na sua visão humorística, sem ferir sensibilidades alheias. A ideia, disse Tiago Costa, foi criar na capital um projecto de humor, onde os intervenientes directos, pudessem dar alma a vários personagens, de forma descontraída e original, sem ter em conta todos aqueles adereços habituais exibidos normalmente pelos grupos de teatro.
Segundo Tiago Costa, o que se pretende do “GOZ’AQUI” é poder ver a simplicidade dos artistas na criação das suas histórias, capacidade de fazer rir o público e poder de inovação nas piadas, por formas a criar uma empatia entre humorista e plateia.
Neste ano, destacou Tiago Costa, a intenção de levar o projecto pela primeira vez em duas outras províncias do país a indicar, de maneira a tornar o programa mais extensivo e abrangente. “O humor no país tem estado a dar passos positivos, principalmente, com o surgimento de novas promessas, que vão apresentando novas propostas”.
O “GOZ’AQUI” nasce da necessidade de se criar uma plataforma que pudesse albergar num mesmo sítio, apenas e exclusivamente, humoristas, para que o sector pudesse crescer.
O produtor referiu que por falda de um local, os humoristas, na sua maioria, estavam deslocadas. E todos, de um modo geral, foram passando pelo GOZ’AQUI. Foi no Artes ao Vivo, que Tiago Costa encontrou o Maestro. Depois, o Maestro, que já tinha outros amigos humoristas, o ajudou a reunir as pessoas que estão no projecto até hoje. A plataforma de humor do GOZ’AQUI já produziu cerca de 200 espectáculos.
No ano de 2015, o GOZ’AQUI teve uma mulher a fazer humor. Um dos grandes objectivos deste grupo de humor é pôr as mulheres angolanas cada vez mais confortáveis com a câmara, para fazerem humor.
É objectivo do GOZ’AQUI estar  estabelecido na sociedade em 2017. O grupo instaurou um noticiário satírico na Internet, denominado SOPASABER. Para este grupo que faz humor diferente, a incompreensão surge do contexto africano composto de sociedades acríticas, em que não se pode sequer cruzar com os sapatos de outra pessoa.

Tempo

Multimédia