Ideais de Neto em festival de teatro

Roque Silva |
27 de Maio, 2016

Fotografia: Paulino Damião |

Os ideias de Agostinho Neto são transpostos ao palco, pela primeira vez, de 1 a 10 de Setembro, durante a realização do Prémio Kilamba, que junta colectivos de teatro de Luanda, na Liga Africana, em Luanda.

A iniciativa permite aos grupos explorarem, de forma livre, a sua capacidade criativa. O prémio, uma iniciativa da Cena Livre, com o apoio da Fundação Agostinho Neto, serve para salvaguardar os ideais do primeiro  Presidente da República.
O Prémio Kilamba, disse o seu produtor, homenageia a figura e a obra do Poeta Maior, por isso os espectáculos em concurso devem se basear na sua história. Walter Cristóvão referiu que os grupos concorrentes podem adaptar ao palco histórias sobre os feitos e as acções de Agostinho Neto, desde a sua infância à vida política, numa peça de uma hora, no género à sua escolha.
A ideia, disse, é mostrar ao público alguns dos elementos que marcaram a trajectória do “Poeta Maior”, como a sua vida em Angola, os motivos que o levaram a ser deportado ao Tarrafal, a altura que dirigiu, a partir de Argel e Brazzaville, as actividades políticas e de guerrilha do MPLA, durante a luta pela independência do país, até à sua morte, em 1979.
As inscrições ao concurso decorrem desde quarta-feira, na Liga Africana, e prosseguem até o dia 15 do próximo mês. Walter Cristóvão disse que, findo este período, a organização elege, entre 22 a 25 de Agosto, os dez finalistas e apresenta também o calendário de actuações.

Humor na capital


A comédia no teatro angolano ganha um maior espaço dentro de dias, com a realização nos dias 3, 4 e 5 de Junho, na Liga Africana, em Luanda, do primeiro Show de Comédia, numa iniciativa da produtora nacional Actos e Cenas.
O objectivo desta temporada é valorizar os trabalhos dos colectivos, encenadores e actores que criam e interpretam espectáculos de exploram o humor. A ideia da organização é também explorar o talento, a singularidade e a irreverência dos colectivos que apostam no humor.
O produtor do Show de Comédia disse ao Jornal de Angola que o projecto conta, numa primeira fase, com a participação de 11 grupos de teatro da capital e pode, caso o projecto tenha êxito, aumentar o número de participantes, inclusive convidar os de outras províncias. Osvaldo Moreira revelou que estão inscritos para o Festival de Comédia o Diassonama, Protevida, Odeth Tavares, Horizonte Ngola Kiluange, 1º de Maio Amazonas, Amor a Arte, Imbondeiro, Mulongue ya Mbote, Twana e Twabixila.
Para dar uma “pitada” de humor aos espectáculos, a organização do Show de Comédia convidou o humorista Kitengo Kunga, apresentador do programa “Pato na Área”, da Televisão Pública de Anghola (TPA) e o grupo Trio Rir.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA