Impacto da crítica literária discutido em documentário


29 de Setembro, 2014

Fotografia: DR

O cineasta Martin Scorsese apresentou no fim-de-semana um documentário sobre uma das mais prestigiadas revista de críticas literárias norte-americanas, “New York Review of Books”.

O documentário, “The 50 Year Argument”, mostra algumas entrevistas e imagens de arquivo “para transmitir a emoção necessária”. A ideia do realizador, que trabalhou com David Tedeschi, é levar a assistência “a mergulhar” nos bastidores da revista, que completou 50 anos em 2014 e influenciou gerações de escritores e leitores.
“The 50 Year Argument” apresenta em pormenor “as coincidências temporais que levaram à fundação da revista”, uma greve geral nos jornais de Nova Iorque, e a insatisfação sobre como era feita nas publicações de renome a resenha dos livros lançados nos Estados Unidos.
A criação da revista, afirmou o realizador, surgiu de uma conversa entre o poeta Robert Lowell e a mulher, a crítica literária Elizabeth Hardwick, com o editor Jason Epstein. “Embora tenha começado com a intenção de fazer a crítica de livros e destacar os escritores, a revista tornou-se numa instituição, que aborda temas de arte, política e actualidade do Vietname ao Iraque”, referiu o cineasta.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA