Cultura

Iniciativa cultural promove dança contemporânea

Mário Cohen

Um seminário de dança contemporânea subordinado ao tema “Processo de Activação e Reconexão Corporal” realiza-se amanhã, domingo e 25 deste mês, no Sukara de Chá de Caxinde, em Luanda, numa realização da promotora Entre Dança, em parceria com a produtora cultural Aláfia.

Aneth Silva, responsável do projecto da Entre Dança
Fotografia: Ediçoes Novembro

Inserido no projecto denominado “Bwé de Mambos”, que visa promover e divulgar a dança contemporânea no país, o seminário vai  ter aulas com diferentes metodologias da dança contemporânea, por forma a levar os participantes a desenvolver capacidades que transformem as danças (essência), numa linguagem mais actual e inovadora, de acordo com Aneth Silva, responsável da iniciativa.
Aneth Silva disse que o seminário está aberto a bailarinos e bailarinas de qualquer estilo de dança, interessados em desenvolver a sua carreira. As aulas tem a duração de quatro horas por dia. No dia do encerramento, os alunos vão pôr em prática o que aprenderam durante o evento, em termos de dança contemporânea.
Para o encerramento do seminário está agendado a realização de um programa diversificado de dança contemporânea, com duração de oito horas e  exibições de artistas de vários núcleos, disse a responsável.
Aneth Silva frisou que as coreografias que se destacarem durante o seminário vão ser premiadas, enquanto os participantes vão receber da organização um Certificado de Mérito,  reconhecido pelo Ministério da Cultura.
Os interessados em aumentar  conhecimentos sobre a dança contemporânea devem fazer as suas inscrições através dos correios electrónicos: f@entr3danças ou e.motionofficial2014@gmail.com.
A Bwé de Mambos é um projecto de carácter socio-cultural que tem como enfoque a divulgação da dança como expressão artística. O projecto surge como um acréscimo ao reduzido número de actividades sobre danças realizadas anualmente no país, sendo um incentivo para os seus  fazedores.

Tempo

Multimédia