Iniciativa promove música e literatura em Luanda

Mário Cohen
22 de Agosto, 2015

Fotografia: JAIMAGEM

A nona edição da Feira Internacional do Livro e do Disco abre na segunda-feira, às 17h00, no Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR), em Luanda, e prolonga-se até 30 deste mês, com a realização de várias actividades culturais.

O programa para o dia de abertura da feira reserva uma sessão de autógrafos da reedição do CD “Luanda, meu Semba”, de Né Gonçalves, e dos livros “Américo Boavida: Tempo e Memória” (1923-1968) e “O Processo dos Cinquenta: Tempo e Memória” (1940-1962), de Fernando Correira, “Da Alma ao Corpo” e “Ueza, A princesa”, assim como o CD áudio de poemas “Assim Virei Maria”, de autoria de Ngonguita Diogo.
A exibição do documentário sobre o músico de reggae Bob Marley, a sessão de venda do álbum “Bakongo”, do músico e compositor Wiza, e o espectáculo de Vladmiro Gonga e da banda Massemba Jazz, marcado para as 18h00, são destaque do programa do terceiro dia da feira.
O programa da feira tem, ainda, como destaque para o dia 28, a realização de uma palestra de Amadeu Amorim, moderada por Mário Clinton, sobre a “História do agrupamento musical Ngola Ritmos”, que surgiu em 1947, por iniciativa do guitarrista Liceu Vieira Dias e Nino N’dongo, com o objectivo de preservar a cultura angolana e afirmar a identidade nacional numa tentativa de reacção à imposição colonialista que rejeitava todas as manifestações culturais tradicionais.
Durante a feira são realizadas uma série de actividades culturais, como as palestras sobre a “História do Movimento Lev’Arte”, do escritor Kardo Bestilo, “Valores Cívicos e Morais em Torno da Juventude”, de Fátima Viegas, “Balanço das edições da União Nacional dos Escritores Angolanos”, de Carmo Neto, e “Multidisciplinaridade na Literatura Comparada”, de António Quino.
O objectivo da feira, uma realização da editora Arte Viva, é a promoção e a circulação do livro e do disco de maneira a facilitar o acesso da juventude angolana e a estrangeiros residentes e visitantes ao conhecimento da literatura e música nacionais.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA