Iniciativa promove turismo cultural

Manuel Albano
28 de Maio, 2015

Fotografia: Arimateia Baptista | Huíla

Mais de seis mil metros de murais da Serra da Leba, entre o Namibe e a Huíla, vão ser pintados por artistas nacionais e estrangeiros, de Junho até Novembro, no âmbito do projecto turístico “Murais da Leba 40 Anos”.

O facto foi anunciado, ontem, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo, em Luanda, por Tó Simões, director artístico do projecto, que avançou que a ideia é tornar o local, num ponto turístico ainda mais atractivo com obras de artes que transmitam valores culturais, morais e cívicos aos visitantes.
O também artista plástico disse que a iniciativa que visa promover o ecoturismo e turismo cultural regional, entre as províncias do Namibe e Huila, está enquadrado nas celebrações dos 40 anos da independência.
Valorizar o intercâmbio entre os artistas com a realização de seminários, descoberta de novos valores e exploração de actividades turísticas locais de forma ordenada e sustentada é também um dos objectivos do projecto, orçado em 80 milhões de kwanzas.
O projecto foi idealizado em quatro fases, a pré-produção, apresentação, execução e inauguração dos murais. O plano é culminar o projecto com a realização de um festival de artes e cultura a ser realizado na Praça das Mangueiras, na Província do Namibe.
O Ministério da Cultura, através da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP),  selecciona 20 artistas plásticos nacionais, dos 40 previstos pela organização, que vai convidar também pintores sul-africanos e de países de Língua Oficial Portuguesa. A iniciativa é aberta  a alunos da Escola de Formação de Professores do Namibe.
A intenção é ter por semana um artistas conceituado nacional ou estrangeiro, a pintar ao longo do traçado da Serra da Leba. Apesar de serem temas livres, os seleccionados devem apresentar maquetas dos seus trabalhos.
Sob o lema “Abre os olhos”, a iniciativa tem como objectivo o aumento do número de visitantes à Serra da Leba, produção de obras de artes inéditas e promoção dos trabalhos dos criadores.  O projecto artístico desenhado pela Silver Tour  encher o percurso da Serra da Leba de arte e cor, visando melhorar a imagem dos 18 quilómetros de extensão do local.
A Serra da Leba é uma formação arquitectónica projectada numa zona montanhosa situada à 50 quilometro da província da Huila, na localidade das Mangueiras em Angola. A Serra da Leba foi executada por vários engenheiros tendo se notabilizado, a engenheira Mária Alice Leba.
Localizada na província da Huila a Serra da Leba é famosa pela altitude, pela sua beleza arquitectónica e também pela estrada que a serpenteia contêndo na sua totalidade 56 curvas, e tem uma curva mais perigosa baptizado com o nome de Curva dos cubanas, por causar acidentes a muitos cubanos que transitaram nesta via.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA