Cultura

Inscrição para o Mindelact-2019 fecha em Maio

As candidaturas para a 25ª edição do Festival Internacional de Teatro do Mindelo - Mindelact 2019 estão abertas até ao dia 31 de Maio, as propostas devem ser endereçadas para o correio “mindelact@gmail.com”.

Podem concorrer grupos cabo-verdianos e estrangeiros para o festival mais importante a nível dos PALOP- Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Nesta edição, em que se comemora as “Bodas de Prata”, o Mindelact vai decorrer entre 7 e 16 de Novembro na cidade do Mindelo, com uma extensão para a cidade da Praia, capital de Cabo Verde.
De acordo com o regulamento, as propostas de candidaturas podem ser apresentadas por grupos nacionais e internacionais. A programação inclui diversos espaços, designadamente: palco 1, para espectáculos de maior porte e exigência técnica, palco 2, para espectáculos mais intimistas, teatrolândia, para espectáculos para crianças, teatro na praça, para espectáculos de rua, para todas as idades, e performances e animações de rua.
Uma outra vertente é o “Festival Off”, dedicado exclusivamente a grupos e projectos cabo-verdianos, cujo tema vai ser divulgado em Junho. De acordo com uma nota divulgada no site da organização, em Julho, todos os grupos e companhias vão ser informados dos resultados da curadoria e a publicação acontece em Setembro.
“Queremos fazer desta edição, 25, a mais bela, completa, emocionante e de melhor qualidade do nosso historial. 25 anos de festival! Um evento de teatro que já conquistou o respeito do mundo e é um orgulho para toda a nossa nação!”, refere a nota da organização divulgada no site da Associação Artística Mindelact.

Prémio de Mérito

A Associação Mindelact outorgou, recentemente, o Prémio de Mérito Teatral, edição 2019, a Elisabeth Gonçalves “Bety”, em reconhecimento do seu percurso enquanto actriz, figurinista, encenadora e aderecista, “um verdadeiro camaleão que se transforma em palco e nos bastidores”, refere a organização cabo-verdiana.
A actriz foi fundadora de vários projectos teatrais, entre os quais se destaca o Teatro Infantil do Mindelo, tendo participado no programa “Caravana do Teatro”, em parceria com a Ficase e a Cooperação Luxemburguesa, que levou o teatro a muitos recantos de Cabo Verde. Elisabeth Gonçalves tem sido, também, monitora em vários cursos de teatro, primeiro no Mindelo, e actualmente na cidade da Praia. O Prémio de Mérito Teatral foi criado em 1999 pela Associação Mindelact.

Tempo

Multimédia