Instituição cultural assina um contrato


10 de Setembro, 2015

A União Nacional dos Artistas e Compositores – Sociedade de Autores (UNAC-SA) assinou ontem um contrato de representação recíproca com a Sociedade dos Autores, Compositores e Editores de Música (SACEM), no âmbito da exibição pública.

Segundo Belmiro Carlos, secretário-geral da UNAC-SA, com a assinatura deste contrato a instituição angolana não só passa a representar em Angola os principais artistas europeus, como também os artistas de África que fazem de França o seu principal trampolim para as carreiras internacionais e aderem à SACEM para a defesa dos direitos de autor.
A SACEM é uma entidade francesa de gestão colectiva de direitos de autor, criada em 1850, e é a maior da Europa com mais de 137.000 membros e 40 milhões de obras registadas.
A UNAC-SA é uma emanação da UNAC, uma associação sócio-profissional constituída há mais de 30 anos, que conta com mais de 6.000 membros.
Recentemente foi admitida na Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores (CISAC) e tem acordos de representação recíproca com a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e a Associação Brasileira de Música e Artes (ABRAMUS).
A cooperação entre Angola e o Brasil, no domínio dos direitos e autores e conexos, ganhou uma nova dimensão com a assinatura, recentemente no Brasil, de um acordo de cooperação entre a UNAC-SA e a ABRAMUS, que inclui iniciativas de formação de artistas angolanos.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA