Instituição enaltece a comunicação social


1 de Setembro, 2014

O director geral do Instituto de Línguas Nacionais (ILN), José Pedro, enalteceu, ontem, em Menongue, província do Cuando Cubango, o contributo dos órgãos de comunicação social, sobretudo a Rádio Nacional e a Televisão Pública de Angola, para a promoção das línguas africanas de Angola, através de programas específicos.

Para o responsável, este apoio da comunicação social tem permitido que as comunidades do interior percebam da melhor forma um pouco mais sobre a realidade nacional e continuem a preservar as suas raízes.
O responsável, que foi a Menongue avaliar as condições essenciais para o V Encontro de Línguas Nacionais, que acontece nos dias 6 e 7, considerou salutar a evolução existente na utilização das línguas africanas de Angola na rádio e na televisão.
José Pedro elogiou o contributo destes dois órgãos de informação já que a maioria da população das zonas suburbanas, em algumas províncias, ainda tem uma das línguas africanas de Angola como idioma materno, ao invés do português. Desta forma, destacou, os programas radiofónicos e televisivos feitos nestas línguas são, cada vez mais, de grande valia para estas pessoas. “Além de cumprirem com o seu papel de informadores sociais, estes programas ajudam também a preservar mais a cultura nacional e a proteger a essência da identidade angolana”, disse.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA