Irmãos Coen presidem este ano ao júri


22 de Janeiro, 2015

Fotografia: Divulgação

Os irmãos e realizadores norte-americanos Joel e Ethan Coen vão presidir este ano ao júri do Festival Internacional de Cinema de Cannes, marcado para Maio em França, anunciou a organização.

É a primeira vez, em mais de 60 anos da história do festival europeu, que duas pessoas presidem ao júri que atribui a Palma de Ouro, o mais importante galardão de Cannes.
Em comunicado, a direcção do festival explica que em 2015 celebram-se os 120 anos da invenção do cinema, pelo que Cannes “tem o prazer de reconhecer, através dos Coen, o trabalho de todos os irmãos do cinema, que, desde Louis e Auguste Lumière, enriqueceram a sua história”.
Presidir a um júri é uma honra especial, “uma vez que nunca fomos presidentes de nada”, afirmaram os realizadores, citados no mesmo comunicado, sublinhando que Cannes lhes vai permitir ver filmes de todo o mundo e foi importante no começo da carreira de ambos.
Joel Coen, de 60 anos, e Ethan Coen, de 57, têm uma longa ligação ao festival de Cannes, desde que conquistaram a Palma de Ouro com “Barton Fink”, em 1991, poucos anos depois do começo do percurso no cinema. Os irmãos Coen, actualmente a rodar o filme “Hail Caesar!” com George Clooney, Scarlett Johansson e Tilda Swinton, conquistaram em 2013 o Grande Prémio do Júri com “A propósito de Llewyn Davis”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA