Irmãos do cinema são homenageados


19 de Março, 2015

Fotografia: AFP

Os irmãos norte-americanos Joel e Ethan Coen aceitaram o convite do presidente Pierre Lescure e do delegado geral Thierry Frémaux, do Festival de Cannes, para presidirem à 68ª edição do festival, que se realiza de 13 a 24 de Maio.

O facto foi considerado inédito por serem duas personalidades na presidência do júri,  pela primeira vez na história do Festival de Cannes, enquanto o actor francês Lambert Wilson foi convidado para ser o mestre de cerimónia.
Segundo a organização do festival, o convite aos Coen surge pela celebração, este ano, dos 120 anos da invenção do Cinematógrafo Lumière. Para saudar a data, o Festival de Cannes vai apresentar a obra de "todos os irmãos do cinema" que desde Louis e Auguste Lumière enriqueceram a sua história.
O Festival de Cannes também teve a oportunidade de receber “irmãos”, e de forma impressionante, visto que, para além de Joel e Ethan Coen que ganharam a “Palme d’Or”, em 1991, Paolo e Vittorio Taviani foram distinguidos em 1976, Jean-Pierre e Luc Dardenne, foram premiados em 1998, e novamente em 2005 também receberam a recompensa suprema. De acordo com o site oficial do Festival de Cannes, Joel e Ethan Coen consideraram:  “É com muito prazer que voltamos a Cannes”,  depois da rodagem de “Hail Caesar!”, com George Clooney, Christophe Lambert, Scarlett Johansson, Tilda Swinton, Josh Brolin e Channing Tatum.
“Estamos sobretudo muito felizes com a oportunidade que nos é dada de ver filmes provenientes do mundo inteiro. Cannes é um festival que, desde o início da nossa carreira, sempre teve um papel importante para nós. E sermos presidentes do júri, este ano em Cannes, é tanto mais uma grande honra pois nunca fomos presidentes de nada até hoje. Aliás, como tal, vamos expressar-nos no momento oportuno.”

Joel e Ethan Coen

Os irmãos Coen fazem parte da história do Festival de Cannes. Sempre co-autores dos próprios filmes, em que Ethan (também autor da colectânea de contos “Gates of Eden” que acaba de ser reeditada em França) é o produtor enquanto Joel é o realizador, e assinam juntos, desde 2004, argumento, realização, montagem e produção, reforçando assim a imagem de um cinema tão pessoal quanto fraternal.Ethan e Joel estendem o espírito de família às equipas de filmagem e aos actores com quem colaboram regularmente, Steve Buscemi, John Turturro, Jeff Bridges, John Goodman, Frances McDormand e George Clooney.
O estilo deles exprime-se através de géneros muito variados que questionam todos os mitos da cultura americana, desde a comédia ao enigma intelectual, até à adaptação literária. São co-autores de “Arizona Junior”, “Barton Fink”, “Fargo”, “O Barbeiro”,  “Este País Não é Para Velhos”, entre outros premiados.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA