Jamaica realiza concertos nos festejos de Bob Marley


3 de Fevereiro, 2015

A Jamaica está a finalizar os detalhes da comemoração dos 70 anos do nascimento de Bob Marley, no dia 6 deste mês, que morreu em 1981 em Miami, nos Estados Unidos, aos 36 anos, e que é homenageado com uma série de actos culturais que começaram no fim-de-semana.

A Companhia de Teatro da Jamaica e o estúdio da família Marley, Tuff Gongo, começaram em Janeiro as apresentações do musical “Nesta's Rock”, uma peça que se foca nos anos de juventude da lenda do reggae.
No domingo começou o “prato principal” da celebração, com uma semana de espectáculos na cidade jamaicana de Negril, que vai terminar em 6 de Fevereiro, dia em que nasceu Marley, com o evento musical intitulado “One Love”, que conta com apresentações de artistas como Marcia Griffiths, Judy Mowatt, Lutan Fyah, Anthony Cruz e Mackie Conscious.
O Governo da Jamaica informou que no dia em que se lembra o nascimento do máximo expoente do reggae realiza-se um simpósio no Museu Bob Marley, na cidade jamaicana de St. Andrew, no qual se aborda a influência do artista na música, na moda e na economia do país das Antilhas.
No dia seguinte, o público pode acompanhar um espectáculo gratuito com artistas de reggae locais e internacionais na capital, Kingston, para lembrar a figura de um artista que chegou a receber em vida a Medalha da Paz das Nações Unidas (1978).
A programação inclui ainda a organização de um jogo de futebol no dia 18 deste mês com a participação de celebridades e que também leva o nome de “One Love”, em referência a um dos singles mais bem sucedidos do cantor, que faz parte do Salão da Fama do Rock e conta com uma estrela no Passeio da Fama de Hollywood.
Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o género. Marley já vendeu mais de 75 milhões de discos. A maior parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA