Cultura

Jardim do Livro é inaugurado hoje

A 13ª edição do Jardim do Livro Infantil é aberta hoje, às 10h00, na Praça da Independência, em Luanda, local onde vão decorrer até domingo várias actividades artísticas para crianças e adolescentes.

Pais podem adquirir até domingo livros a preços acessíveis
Fotografia: Agostinho Narciso | Edições Novembro

A iniciativa do Ministério da Cultura, em parceria com os governos provinciais, promove em todo o país o livro e a leitura junto de crianças e de educadores. Para a presente edição, estão inscritos vários expositores, sobretudo editoras e livrarias.
De acordo com o programa, estão previstas várias actividades, com destaque para visitas guiadas de alunos e professores, lançamento e apresentação de livros infantis, oficinas de artes, narração de contos e espectáculos de teatro, música e dança.
À margem da cerimónia de abertura, o escritor José Luís Mendonça procede à apresentação do livro “Obra Lenda da Mãe África e do Filho que Vendeu o Coração”, vencedora do prémio Jardim do Livro Infantil 2019, às 10h00, na Praça da Independência, em Luanda.
O prémio é um evento anual que se realiza em homenagem aos precursores da literatura infantil angolana e visa incentivar a criação literária infanto-juvenil, bem como promover o surgimento de novos autores e obras neste domínio.
José Luís Mendonça nasceu no Golungo Alto, Cuanza-Norte, a 24 de Novembro de 1955. Estudou Direito na Universidade Agostinho Neto, em Luanda. É jornalista e autor, entre outros, dos livros “Chuva Novembrina”, “Respirar as mãos na pedra”, “Quero Acordar a Alva”, “Se a Água Falasse”.
O Jardim do Livro Infantil visa difundir e valorizar o livro para crianças, no sentido de permitir que as crianças estejam mais próximo dos autores e tomem contacto com uma vasta gama de títulos a preços acessíveis. O projecto é, também, um meio de fomentar a política do livro e da promoção da leitura.
Em 2018, a cidade de Caxito, no Bengo, acolheu o acto central do Jardim, visando dar maior visibilidade às actividades que são realizadas em cada uma das províncias.

Tempo

Multimédia