Jardim do Livro Infantil em todo o país


24 de Junho, 2014

Fotografia: Dombele Bernardo

O director do Instituto Nacional das Indústrias Culturais (INIC), Gabriel Cabuço, disse ontem em Luanda que a oitava edição do Jardim do Livro Infantil se realiza de 26 a 29 de Junho, em simultâneo, em todas as províncias do país.

O INIC pretende ainda este ano dar maior visibilidade às actividades que se realizam nas províncias. A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, informou que vai fazer a abertura do acontecimento, realizado sob o lema "Ler é saber; ler é crescer".
Este ano, a Feira realiza-se no quadro da segunda edição do Festival Nacional de Cultura (Fenacult).
Um trabalho exaustivo é feito para mobilizar milhares de pessoas a participarem no projecto. "Queremos atingir a marca de 30 mil visitantes este ano, pelo menos em Luanda, durante os quatros dias e ultrapassar os 20 mil da edição passada", disse Gabriel Cabuço.
O Jardim do Livro Infantil é também um meio de fomentar a política do livro e da promoção da leitura. "Este ano temos um programa recheado com várias actividades de carácter cultural", adiantou.
O Jardim do Livro Infantil é uma actividade de periodicidade anual, assente num conjunto de actividades culturais e educativas para as crianças, pais e educadores, que apresenta como elementos centrais o livro e a leitura.

Figuras de cartaz

A organização do projecto convidou este ano 16 escritores, para serem as figuras de cartaz do projecto nas demais províncias do país, onde também vão apresentar os seus livros.
Cremilda Lima, Dario de Melo, Zulinni Bumba, John Bela, Ana Maria de Oliveira, Basílio Tchindombe, Roderick Nehone, Maria João, Marta Santos, Yola Castro, Áurio Quicunga, António Pompílio, Kanguimbo Ananás, Lito Silva, Kudijimbe e Rosalinda de Carvalho são os escritores escolhidos para darem "rosto" ao projecto cultural.
Em relação ao plano editorial deste ano, Gabriel Cabuço disse que estão a ser produzidos 33 títulos, num total de 205 mil livros e 27 mil gazetas infantis. "Apesar destes autores darem ‘rosto’ ao projecto noutras províncias, os seus livros são apresentados em Luanda, na Praça da Independência", disse.
A gazeta infantil, "O Jardim", é igualmente lançada quinta-feira, na Praça da Independência. A publicação traz nas suas páginas matérias relacionadas com a história e o património cultural, a literatura e os direitos da criança.
A publicação foi criada tendo em atenção a promoção do livro e dos hábitos de leitura, sendo a sua distribuição gratuita nas escolas, centros infantis e de acolhimento, hospitais pediátricos e bibliotecas de todo o país. Os directores provinciais da Cultura já receberam orientação para distribuírem e apetrecharem, com material didáctico, todas as instituições que têm o livro inserido nos seus programas de actividades.
"Queremos ainda apoiar com livros as representações diplomáticas angolanas no estrangeiro", disse Gabriel Cabuço.

Prémio infantil

"Música do Coração" é o título do livro de Axanti, que venceu esta edição do prémio literário Jardim do Livro Infantil, uma promoção do INIC.
A atribuição do prémio foi baseada na criatividade, imaginação e na adaptação da história à faixa etária a que se destina o livro, assim como na exaltação ao amor e às mães angolanas. O Prémio Literário Jardim do Livro Infantil visa incentivar a criação infanto-juvenil, promover o surgimento de novos autores e novos trabalhos no domínio da literatura infanto-juvenil.
O prémio é anual e em homenagem aos precursores da literatura infantil angolana.
A entrega do prémio e o lançamento do livro têm lugar quinta-feira, no âmbito da realização do Jardim do Livro Infantil.
Este ano, o acontecimento inclui o lançamento de livros, discos e exposições fotográficas, oficina de artes, espectáculos de música, dança e teatro e palestras. A actividade está aberta ao público todos os dias das 9h00 às 20h00. O Jardim do Livro Infantil é uma iniciativa do Ministério da Cultura, em parceria com os Governos Provinciais.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA