Jardim Infantil abrange todos os municípios

Manuel Albano |
11 de Julho, 2016

A criação de condições para que a 10.ª edição do Jardim do Livro Infantil chegasse aos municípios das 18 províncias, foi alcançada satisfatoriamente, segundo o director do Instituto Nacional das Indústrias Culturais (INIC), Gabriel Cabuço.

Em declarações ao Jornal de Angola, Gabriel Cabuço afirmou que o balanço da feira, que decorreu de 30 de Junho a 3 de Julho, em todas as províncias, em simultâneo, foi positivo, pelo número de participantes. O INIC pretendeu este ano dar maior visibilidade às actividades realizadas nos municípios, de forma a permitir que mais crianças tivessem acesso a livros.
O Jardim do Livro Infantil é um evento anual, assente num conjunto de actividades culturais e educativas para crianças, pais e educadores. É também um meio de promoção do livro e da leitura. “Este ano, como tem sido nas edições passadas, criámos um programa recheado com várias actividades de carácter cultural”, disse Gabriel Cabuço.
O INIC publicou este ano o livro “Lua e o Príncipe”, de Maria José Saraiva, vencedora do prémio literário Jardim do Livro Infantil de 2016. A instituição também recuperou parte dos títulos e gazetas infantis produzidos nos anos anteriores.
“Os directores provinciais da Cultura foram orientados a racionalizar mais de mil livros que receberam para atenderem os seus programas de promoção da leitura no decorrer da feira”, disse. A iniciativa permitiu realizar o programa “Njango da Palavra”, através do qual as direcções provinciais promoverem o incentivo à leitura.
Durante a feira, foram realizadas iniciativas como a “Tenda das Letras”, “Oficina das Artes”, espectáculos de variedades e sessões de cinema infantil. “Apesar das questões logísticas, este ano fomos obrigados a uma maior racionalização dos recursos, mas ficámos satisfeitos pela adesão dos estudantes nos mais variados municípios e comunas pelo país”, destacou Gabriel Cabuço. O Jardim do Livro Infantil é uma iniciativa do Ministério da Cultura, em parceria com os governos provinciais.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA