Cultura

Jerónimo Belo prepara concerto do Dia do Jazz

Francisco Pedro

Ndaka Yo Wiñi, em trio, “Etokeko Jazz” (quarteto) e a banda portuguesa Multikuti (quarteto) actuam dia 30, na Sala Angola do Epic Sana, em Luanda, na quinta edição do concerto “International Jazz Day”.

Ndaka Yo Wiñi actua no concerto agendado para segunda-feira
Fotografia: Dombele Bernardo | Edições Novembro

O concerto é organizado pela produtora “J.J-Jazz”. O programa é divulgado,  hoje, às 18h00, no Miami Beach, na Ilha de Luanda.
O Dia Internacional do Jazz foi criado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), e anunciado pelo pianista e embaixador da boa vontade da UNESCO, Herbie Hancock. A data foi celebrada pela primeira vez, em 2012, com objectivo de lembrar a importância deste género musical, o  contributo na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história. O jazz está associado à luta pela liberdade e à abolição da escravatura. Para promover o Dia Internacional do Jazz,  Jerónimo Belo realiza concertos em Luanda, desde 2014, com artistas nacionais e estrangeiros, com o intuito de divulgar intérpretes e instrumentistas deste género musical, que exige muita criatividade e improvisação rítmica. Os ingressos vão ser vendidos ao preço de 5000 mil kwanzas, ao contrário dos 4000 mil kwanzas das edições anteriores, no local do concerto e no bazar Sedução da LAC.
Jerónimo Belo informou que, este ano, a crise económica afectou também a produção do concerto, em que as empresas patrocinadoras, anteriormente fieis e comprometidas com o “jazz”, dificilmente atendem as chama-
das de telefone nem respondem e-mails. Garantiu que o concerto de segunda-feira terá uma surpresa,  não adiantou mais dados se é artista nacional ou estrangeiro, “faremos de tudo para ouvirmos uma voz feminina”.
Em 2017  actuaram:  Dueto Kizua Gourgel (violão e voz) e Ilia Kushner (sax tenor), João Oliveira (piano), Dueto Nicolas Krassik (violino) e Gian Correa (violão), Ngola Jazz Trio, José Afonso (piano, violão e arranjos), Dalú Roger (percussão) e Bevy Jackson (voz), Katiliana e Banda Sound Trip, Dilson Groove (bateria e direcção musical), Beny (piano eléctrico), KD (baixo), Larson (guitarra) e José ( saxofone tenor).

Tempo

Multimédia