''Jikulumessu'' substitui ''Água de Mar''

Roque Silva |
27 de Janeiro, 2015

Fotografia: Divulgação

A telenovela angolana “Jikulumessu” vai ser exibida de segunda a sexta-feira, no canal principal de televisão pública de Portugal, a RTP 1, em substituição da série portuguesa ''Água de Mar''.

Bruna Pichetti, da Semba Comunicação, disse ao Jornal de Angola que um acordo foi firmado entre os responsáveis da ficção angolana e do canal português. Revelou que a produção angolana é transmitida ainda este ano e em horário nobre, devendo a sua transmissão aguardar pelo fim de “Água de Mar” que se encontra na terceira e última temporada.
A novela “Jikulumessu” vai ser apresentada de segunda a quarta-feira às 23h00, quintas-feiras, às 23h15, e às sextas-feiras, às 23h30, horários que variam em função da programação da RTP 1 que é acompanhada por milhões de pessoas.

Traços da angolanidade


“Jikulumessu” expressão em  kimbundu, que em português significa “Abre o olho” tem as raízes assentes na realidade do quotidiano angolano, como a poligamia, corrupção, tráfico e consumo de drogas. Produzida pela Semba Comunicação, a novela surge para marcar alguns traços fundamentais da cultura e identidade nacional.
“Jikulumessu” é uma história de vingança. A trama decorre em múltiplos espaços e foi gravada em Luanda, Namibe, Huíla e Nova Iorque. Tem 120 episódios.

''Água de Mar''


A história gira em torno dos irmãos Vicente e Henrique Barahona, papéis interpretados por Rui Santos e Jorge Corrula, do amor que ambos nutrem por uma única mulher, Teresa (Mariana Monteiro). Vicente e Teresa envolvem-se num romance tórrido, depois do irmão, noivo de Teresa, os apresentar.
Porém, acabam por seguir rumos diferentes: Teresa vai estudar ballet clássico no estrangeiro, e Vicente monta um bar na América do Sul. Henrique abre uma revolucionária Escola de Arte, mas para tal deve se unir ao seu irmão por exigência da mãe, Helena Barahona (São José Lapa). Os dois deixam de se falar.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA