J.K. Rowling revela as fontes de inspiração


7 de Novembro, 2014

Como um presente do Halloween para os fãs, a escritora J.K. Rowling revelou que a detestada personagem Dolores Umbridge, da saga “Harry Potter”, foi baseada numa professora que a aborreceulogo no primeiro contacto, mas cujo nome ela manteve sempre em segredo.

Umbridge, interpretada pela actriz Imelda Staunton nas adaptações cinematográficas da série “Harry Potter”, é uma professora da escola Hogwarts de aparência doce mas visceralmente má, que proíbe Harry de disputar jogos de Quadribol e o obriga a escrever a frase “Não Devo Contar Mentiras” nas costas da mão. Num ensaio publicado na página “Pottermore.com”, Rowling conta que a personagem de Umbridge se baseou numa pessoa “de quem não gostei logo de início”.
“A mulher em causa devolveu minha antipatia com gosto. Porque ficamos uma contra a outra de forma tão instantânea, intensa e - da minha parte, pelo menos - irracionalmente, honestamente, não sei dizer”, escreveu.
Como Umbridge, a professora tinha “uma preferência acentuada por acessórios espalhafatosos e (até) um chinelinho de fivela de plástico de cor limão”. Dolores “é uma das personagens por quem sinto o mais puro desgosto”, escreveu Rowling na conclusão do ensaio.
“O seu desejo de controlar, punir e infligir dor, tudo em nome da lei e da ordem, são, acho, tão condenáveis como a defesa explícita do mal de Lorde Voldemort”, acrescenta, referindo-se ao arqui-inimigo de Harry Potter.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA