João de Sousa lança livro de cartoons


4 de Setembro, 2016

O livro de banda-desenhada intitulado “Cabetula”, da autoria do cartoonista João de Sousa, é vendido no dia 10 de Setembro, na Praça da Independência, em Luanda.

Em declarações à Angop, João de Sousa disse que o livro visa despertar nas crianças e jovens, o interesse pela banda-desenhada e descobrir novos talentos nesse segmento  cultural.
O cartoonista lamentou a falta de espaço que os jornais e revistas dão à banda-desenhada, para que os criadores possam mostrar os seus trabalhos.
Segundo o autor, as editoras nacionais apostam pouco na publicação de livros de banda-desenhada, facto que desmotiva os criadores dessa modalidade artística.
“O cartoon desempenha um papel social importante por alertar as pessoas sobre várias questões que afectam a comunidade”, sublinhou.
Sobre a sua obra, fez saber que o livro retrata a figura do jovem “Cabetula”, morador do bairro Rangel, que aborda com os vizinhos assuntos sociais de Luanda, como o alcoolismo, abusos sexuais, fuga à paternidade, consumo de drogas, entre outras questões. “O livro contém  histórias vividas pelos munícipes de Luanda, com textos curtos e elucidativos, assim como tem desenhos a cores”, ressaltou.
Nesta primeira tiragem, o livro, com 50 páginas, terá uma tiragem de mil exemplares.
Natural de Luanda, João de Sousa começou a publicar os seus primeiros desenhos no ano de 2000 em diversos jornais, nos quais contava a história da personagem “Zé Kassule”.
O autor tem participado em diversos festivais nacionais e internacionais de cartoon, como o Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação “Luanda Cartoon”, cuja a décima terceira edição decorreu no mês passado no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda, com a participção de dezenas de autores.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA