John Bella com novo livro

Manuel Albano |
11 de Abril, 2015

Fotografia: Paulo Mulaza |

John Bella apresenta segunda-feira às 18h00, na União de Escritores Angolanos (UEA), o mais recente livro de poesia, intitulado “Embebedaram a chuva”.

De acordo com o autor, a publicação do livro é uma homenagem a todos aqueles que algum dia foram jovens e deram o seu contributo para a edificação e libertação do país da colonização.
O livro é também um reconhecimento e tributo à dinâmica mostrada pela nova geração no contributo prestado na reconstrução e recuperação das infra-estruturas sociais, económicas, desportivas, económicas e culturais no país. O livro, com 77 páginas, traz 55 poemas que têm a ver com aspectos socioculturais da realidade angolana e representam uma visão humanística e ambiental, através de uma poesia sentimental.
Prefaciado pelo poeta e comentarista literário Nguimba Ngola, o livro foi produzido no Brasil pela UEA e faz parte da Colecção “Guaches da Vida”, desta associação de autores nacionais que completa em Dezembro 40 anos de existência.
O livro, apesar de “sugestivo e profético”, por coincidir com algumas calamidades naturais que se registaram recentemente no país e no mundo, começou a ser idealizado a partir de 2004.
O lançamento do livro nesta época e mês da juventude angolana, segundo o autor, tem lugar numa altura de grandes chuvas que infelizmente fizeram estragos pelo país, uma vez que “Embebedaram a chuva” tem poemas escritos desde 1997.
Nguimba Ngola escreveu no prefácio: “A chuva embebedada cria sinfonias de paz e amor na esteira da vida. Assim mesmo o poeta propõe-nos macro e micro textos, versos embriagados e rebeldes, estrofes de questionamentos, angústias e mágoas, solidariedade e sexualidade”.
O livro é apresentado por Lúcio Assis, secretário-geral da Brigada Jovem de Literatura de Angola (BJLA).
John Bella publicou o seu primeiro livro em 1995, intitulado “Água da vida”, através do qual foi eleito em 1996 escritor do ano em Angola, tendo-lhe sido atribuído o prémio Galax.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA