Jornais norte-americanos lamentam morte da lenda


16 de Abril, 2015

Fotografia: REUTERS

Os principais jornais norte-americanos destacaram, ontem, na sua edição, a morte de uma das lendas do soul, por ter influenciado uma geração e ter conseguido implantar e mudar todo um estilo de música com o seu trabalho.

Os jornais como o “The New York Times” lamentam a perda do cantor de soul Percy Sledge, mais conhecido pela música “When a Man Loves a Woman”, que morreu na sua casa, em Louisiana, aos 74 anos, vítima de um cancro no fígado.
“A música gravada por Percy Sledge em 1966 para a Atlantic Records, é uma das maiores do género soul, que o levou a ser eleito um dos membros honorários do Hall da Fama do Rock and Roll em 2005”, explica o “The New York Times”. É com grande tristeza que precisamos dizer adeus a uma verdadeira lenda, um homem de família humilde e um belo ser humano, acrescenta o jornal.
Percy Sledge já tinha sido diagnosticado com a doença há mais de um ano e o seu estado de saúde piorou na semana passada. O cantor não se apresentava em público desde meados de Março do ano passado.
“Todo mundo o amava. Ele não era apenas a canção ‘When a Man Loves a Woman’. Havia muitas outras canções que ele gravou”, disse o empresário Mark Lyman ao jornal. “Era um embaixador do homem humilde, mas ainda um ícone internacional”. Nascido em Leighton, no Alabama, Percy Sledge ficou famoso na década de 1960. O cantor trabalhou num hospital sete anos e começou a tocar com os “Esquires”.
Na altura era conhecido pelos seus vocais distintos e gravou uma série de sucessos, incluindo “Warm and Tender Love”, “It Tears Me Up” e “Take Time to Know Her”.
O tema “When a Man Loves a Woman” era a mais conhecida e a inspiração veio quando a namorada o deixou. A música, que ocupa a 53ª posição no ranking da revista “Rolling Stone” das 500 maiores de todos os tempos, foi gravada por outros artistas, incluindo Michael Bolton e Bette Midler. Percy Sledge actuou em Luanda nos anos 70 no então cinema Avis (Karl Marx) e no então Campo do Benfica de Luanda, no Eixo Viário.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA