Cultura

José Luís Mendonça interage com leitores

O Clube do Livro da BayQi realiza hoje, às 18h00, no Espaço Luanda Arte (ELA), em Luanda, a terceira edição do projecto, na qual será revista a obra “Se o Ministro Morasse no Musseque”, de José Luís Mendonça.

Fotografia: DR


Trata-se de um romance histórico com duas histórias narradas em paralelo. A do narrador autodiegético, Nkuku, que conta a sua experiência traumática desde o início da luta de libertação, em 1961, até 1987, e a história da fundação, na Floresta da ilha de Luanda, de um Reino, cuja população é composta por sete deficientes mentais, governados por uma mulher, a Rainha Eutanásia.
Segundo o autor, o livro é uma homenagem a essa classe de sombras que ninguém vê passar no tempo.
José Luís Mendonça nasceu no Golungo Alto (Cuanza Norte) e aparece no universo das letras com “Chuva Novembrina”, com a qual venceu, em 1981, o prémio Sagrada Esperança. Em 2015 foi-lhe outorgado o Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de Literatura.
O Clube do Livro da BayQi é uma iniciativa ao incentivo da leitura a nível nacional que se realiza uma vez por mês no ELA, tendo como convidados um escritor nacional e leitores que juntos revêm uma obra deste.

Tempo

Multimédia