José Benzora's ganha prémio


2 de Abril, 2015

O escritor José Oliveira da Silva, pseudónimo José Benzora's, recebeu em Luanda, um cheque no valor de 500 mil kwanzas e um Diploma de Mérito, por ter ganho o Prémio Literário António Jacinto, edição 2014, com a obra “Experimentar terracotta”.

A obra vencedora, poesia, foi editada pelo Ministério da Cultura através do Instituto Nacional das Indústrias. A tiragem é de dois mil exemplares.
Albino Carlos, presidente do júri, disse que a obra vencedora destacou-se pela simplicidade, “valorizada sobretudo pelo resgate de aspectos ligados à tradição literária que tem a haver com a mensagem da actual geração de poetas angolanos”.
O presidente do júri disse que o autor faz recurso ao passado para relembrar e enriquecer o seu percurso literário.
O livro provoca imagens visuais, ligando o passado e o presente, mistura  realidade e ficção.
Na sua intervenção, José Benzora's manifestou a sua satisfação pela oportunidade de mostrar o seu trabalho e agradeceu o Ministério da Cultura e ao Banco de Poupança e Crédito pela realização do concurso. O Prémio Literário António Jacint” foi instituído em 1993 ,com objectivo de relembrar e perpetuar o nome deste intelectual, poeta e combatente na luta armada de libertação nacional.
A ministra da Cultura exortou os jovens a participarem em concursos literários para mostrarem as suas capacidades de criação e escrita, contribuindo para o desenvolvimento desta arte e o surgimento de novos valores.
Falando na entrega do Prémio António Jacinto’2014, Rosa Cruz e Silva realçou a importância do concurso para os jovens que tenainda não publicara as sua obras e aos que se encontram  no anonimato, para a  necessidade de participarem nos concursos.
A ministra afirmou que é  preciso que os jovens escritores tenham um  acompanhamento de pessoas experimentadas  na literatura, para que as suas obras sejam corrigidas e sugeridas algumas melhorias. Relembrou a necessidade de se trabalhar para que os jovens conheçam e  dominem a língua portuguesa.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA