Cultura

José Luís Mendonça dá seminário em Roma

O escritor José Luís Mendonça orienta, em Roma, capital da Itália, um seminário sobre a vida e obra do Dr. António Agostinho Neto, na cadeira de Cultura e Literatura Angolana, da Universidade de Roma Tre, a convite da Fundação Dr. António Agostinho Neto (FAAN).

Fotografia: Jaimagens

O seminário, aberto na segunda-feira, é uma iniciativa da FAAN e a União dos Escritores Angolanos (UEA) que, anualmente, convidam um escritor ou pesquisador angolano para leccionar um tema, durante um mês.
José Luís Mendonça, como professor visitante, permanece até 10 de Maio. Antes da viagem, disse sentir-se muito entusiasmado com esta missão, que tem como objectivo divulgar a cultura angolana no exterior, e levou um ma-nual inspirado nos versos da poesia de Agostinho Neto.
A cadeira de Cultura e Literatura Angolana foi instituída em 2014, num acto em que foram assinados vários protocolos de cooperação, entre a presidente da Fundação Dr. António Agostinho Neto, Maria Eugénia Neto, o secretário-geral da UEA, António do Carmo Neto, e o director do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas Estrangeiras da Universidade de Roma Tre, Giuseppe Grilli. Como resultado desta cooperação cultural e académica, as três instituições desenvolvem acções culturais, literárias e académicas, que assentam nas relações diplomáticas entre Angola e a Itália. Actualmente, a disciplina de Cultura e Literatura Angolana é livre e faz parte do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas Estrangeiras da Universidade de Roma Tre.

Tempo

Multimédia