Cultura

Jovens Independentes do Kingungo recebem reconhecimento no Bengo

Alfredo Ferreira | Bengo

O União Jovens Independentes do Kingungo vai ser homenageado, este ano, no Carnaval na província do Bengo, pelo contributo para o enriquecimento da cultura no Bengo, em particular, e do país, em geral.

Fotografia: Dr

Alexandre Costa fez saber que os preparativos a nível provincial decorrem a bom ritmo. A novidade recai para a realização do desfile municipal, no sentido de obter mais competitividade e resgatar a mística da dança popular.
Informou que, este ano, o Entrudo tem como lema “A vida faz-se nos municípios”, acrescentando que só assim pode ser feito um verdadeiro Carnaval, à semelhança do antigo Carnaval da Vitória.
Cada município terá apenas um representante no desfile provincial. Os grupos do município do Dande estão mais avançados em termos de preparação.
O presidente do grupo Maringa do Caboxa, António Gonçalo, fez saber que estão a aprimorar os toques da dança, o instrumental da música, os adereços e adornos, para uma participação condigna.
Apesar das dificuldades com que se debatem os grupos para angariação de fundos, aquisição de indumentária e calçado, os foliões não param de procurar patrocinadores para conquistar as melhores classificações.
Lager Maria, presidente do União Kilamba do Kijoão Mendes, disse que o novo modelo de desfile provincial foi bem pensado, tendo em conta a promoção da competitividade entre os grupos.
Avançou que o seu grupo prepara bem todos os elementos artísticos para surpreender o corpo de jurados, desde as canções, alegoria, bandeira, dança e coreografia. Apelou à classe empresarial para apoiar ou apadrinhar os grupos do seu bairro, de forma a ajudar na melhoria da performance nesta edição.
A Comissão Oganizadora do Carnaval no Bengo é presidida pelo vice-governador para a Área Política, Económica e Social, António Martins.
Entretanto, o director de Gabinete da Cultura, Hotelaria e Turismo garantiu que o grupo carnavalesco União Dimatekeno, da província do Bengo, está preparado para participar no desfile central do Carnaval em Luanda, que se realiza no dia 5 de Março, na Marginal da Praia do Bispo.
Alexandre Costa disse que o convite é verbal, que permitiu a indicação do grupo do município de Nambuangongo, para que possa absorver experiências ao integrar o Carnaval de Luanda, formulado pela ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, no ano passado quando visitou a província do Bengo.

Tempo

Multimédia