Cultura

Jovens pintam murais no Sambizanga

Francisco Pedro

A cidade de Luanda apresenta, desde a primeira semana deste mês, uma nova pintura mural elaborada no município do Sambizanga, por nove artistas emergentes, residentes no bairro dos Lambas.

Artistas apostam numa pintura educativa para educar jovens
Fotografia: DR

A pintura, que teve início em Dezembro, está patente na rua Lueji ya Konda, a escassos metros da Administração Municipal do Sambizanga.
O mural, formado por 16 painéis (paredes pintadas), apresentam desenhos cujas mensagens apelam o amor ao próximo, abstinência às drogas e à delinquência.
Idealizado e coordenado pelo cartoonista Nelson Paím, o mural, na sua óptica, espelha o valor da arte na comunidade, que constitui um meio interventivo para a educação e resgate de valores de forma imediata.
De acordo com o promotor, o mural, o primeiro sob sua coordenação, consta do projecto Jovens Criativos Embaixadores de Arte. Trata-se de um movimento artístico juvenil urbano sem fins lucrativos, fundado a 9 de Agosto de 2019, integra amantes das artes com idades entre os 20 e 33 anos, na maioria residentes no distrito do Sambizanga.
“Eu também já fui morador do Sambizanga, desde os 6 anos, onde aprendi os primeiros passos na arte de desenhar. Tudo que sei sobre ilustração até me tornar um profissional de arte reconhecido no país deve-se, em parte, por ter vivido no Sambizanga”, disse o cartoonista.
Adiantou que o movimento tem como finalidade resgatar valores nas comunidades através da arte de ilustração e encontros em que as pessoas, particularmente jovens, reflictam sobre as acções, sejam elas boas ou más. O grupo pretende, também, realizar feiras de arte como parte integrante da agenda cultural do distrito do Sambizanga, bem como promover actividades extras escolares, como exposições de arte e artesanato, decoração, reciclagem, desenho livre, venda de livros, brochuras, declamação de poesia, entre outras actividades artísticas.
Antes do início do ano lectivo, prevê-se realizar mais actividades, em colaboração com as direcção das escolas primárias e secundárias.

Tempo

Multimédia