Cultura

Jovens criadores exibem talentos

Mário Cohen |

A quinta edição do projecto artístico e cultural denominado “Maratona dos Artistas” arrancou na noite de quinta-feira, no Centro Cultural Brasil-Angola (CCBA), em Luanda, com a  inauguração de uma exposição colectiva de artes com a participação de jovens talentos.

Iniciativa junta no Centro Cultural Brasil-Angola vários artistas
Fotografia: Mota Ambrósio | Edições Novembro

Organizada pela pintora Mariazinha Monteiro, a iniciativa, que se estende até ao próximo dia 21, reúne um conjunto de 23 obras de pintura, três peças de escultura e dois quadros de desenho feitos de lápis de serra, produzido com a técnica de grafite.
Entre os artistas seleccionados para a exposição destacam-se Jardel Selele, Mariazinha Monteiro, Alves Manuel, Valeriano Capoco, Hergo Arte, Kiazola Makamu, Nguizani, Dosmani Neto, José Bento e Geovanny, que na produção das obras utilizaram as técnicas mista sobre tela e pano e acrílico e óleo sobre tela. A inauguração da mostra foi precedida da exibição do espectáculo de teatro “Lágrima de Dor”, do grupo Tweza Kia, que narra a história de uma mulher que perdeu o marido, que é posta na rua pelo cunhado que se apodera de todos os bens deixados pelo irmão. O espectáculo tem como encenador Alfredo Panzo.
O primeiro dia de actividades foi animada pelo grupo de dança New Style, pelo músico Kenny Lima, pelo declamador Paulo Driacamba e por jovens modelos da Agência Kargas, que se exibiram num desfile de moda.
A coordenadora da iniciativa, Mariazinha Monteiro, disse que o objectivo é potencializar e promover a imagem dos jovens artistas, no sentido de os mesmos conquistarem o seu espaço no mercado artístico. O programa destaca para hoje, a partir das 17h00, no Centro  Cultural  Brasil-Angola, a homenagem a duas figuras, sendo uma nacional e outra estrangeira, que contribuem para o desenvolvimento da cultura nacional.

Tempo

Multimédia