Jovens expõem talento em Luanda

Mário Cohen
9 de Julho, 2015

Fotografia: Paulino Damião

O talento dos jovens criadores angolanos está patente, desde terça-feira, no Salão Internacional de Exposição da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), em Luanda, com a mostra “Jaango”, que reúne mais de 30 obras de diversas disciplinas artísticas.

As obras, divididas em 18 instalações, são parte da quarta edição do projecto Jovens Artistas Angolanos e ficam patentes ao público, das 8h00 às 19h00, até ao próximo dia 19. Entre as disciplinas escolhidas pelos artistas destacam-se a pintura e a escultura. O uso de materiais reciclados na feitura dos trabalhos é outro ponto de destaque desta edição do projecto.
A curadora Joana Taya informou ainda que entre os artistas seleccionados destacam-se Binelde Hyarcan, Ana Suzana David “Kiana”, Massalo, N’gola Casaca, Pedro Pires, Xirica, Babu Babu, Marco Kabenda e Toy Toy. As entradas são gratuitas.
Além das obras seleccionadas para esta edição do “Jaango”, os artistas vão levar alguns quadros e fazer uma exibição extra ao público. A ideia do projecto é elevar o nível dos artistas, assim como lançar novos talentos no mercado e incentivar o surgimento de outros.
Durante o tempo de exposição também são realizadas trocas de experiências entre os artistas, “já que alguns deles residem em Luanda e outros na Europa”. O produtor do “Jaango”, Adriano Maia, disse ao Jornal de Angola que a ideia foi criar uma residência artística dos jovens criadores angolanos, residentes ou não no país. “Durante este tempo, a troca de intercâmbio é uma mais-valia significativa no amadurecimento artístico. A utilização e reciclagem de materiais descartáveis e o uso destes, de forma conceptual, na criação de instalações é o resultado da fusão de culturas e traços diferentes”, aclarou Adriano Maia.
O projecto teve início em 2012 e tem crescido, anualmente, a nível de produção e da divulgação de obras dos artistas angolanos. Actualmente, já existe uma grande diferença em termos da qualidade das obras apresentadas pelos artistas, na sua diversidade.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA